Carta da Terra

"Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações." (da CARTA DA TERRA)

Os Desafios da Mobilidade Urbana - Contribuição para o Debate Eleitoral de 2010

ANTP
O presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Públicos de Transporte Público e do Grande Recife Consórcio de Transporte, Dílson Peixoto, foi um dos dirigentes do setor a manifestar apoio ao documento Os Desafios da Mobilidade Urbana - Contribuição para o Debate Eleitoral de 2010 enviado pela ANTP a todos os partidos e candidatos que concorrem à eleições de 2010.


EM JOINVILLE
Outros secretários municipais, dirigentes públicos e lideranças do setor também patentearam apoio ao texto. "A Fundação IPPUJ (Fundação Instituto de Pesquisa e Planejamento para o Desenvolvimento Sustentável de Joinville), apoia o documento da ANTP que visa garantir um compromisso com a construção de uma política nacional de apoio ao transporte urbano de qualidade aos candidatos nas eleições de 2010", escreveu Luiz Alberto Souza, presidente da Fundação IPPUJ, de Joinville, Santa Catarina. O manifesto foi publicado nos portais do IPPUJ e da prefeitura de Joinville.

NA FOLHA DE S. PAULO
No domingo, 26 de setembro, a matéria da Folha de S. Paulo intitulada Copa de 2014 é vista como oportundiade para impulsionar investimentos em transporte coletivo, assinalada pelo jornalista especializado Alencar Isidoro, destaca o manifesto da ANTP e sua rcomendação para que o transporte público seja considerado juntamente com o trânsito e com a ocupação do solo urbano. Eis um trecho do texto: “Um manifesto da ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos) menciona que além do metrô, uma outra alternativa merece ser difundida: os corredores de ônibus conhecidos como BRTs, mais baratos que os metrôs”. Mais adiante, a reportagem afirma: "O manifesto lançado este ano pela ANTP com diretrizes do transporte cita a importância de construir sistemas de transporte ligados à política de habitação e de ocupaão urbana”.


O presidente da ANTP, Ailton Brasiliense Pires, foi ouvido para a mesma matéria: “Brasiliense diz que não adianta espalhar novas redes de metrô sem definir estratégias para que as pessoas morem mais perto dos empregos – sob risco de elevar o custo inclusive das tarifas, além da perda de tempo nos deslocamentos". Uma passagem do doumento é citada literalmente: “É urgente implementar políticas de adensamento das áreas urbanas e diversificação do uso do solo, instalando moradias, comércio e serviços ao longo de corredores de transporte público”, relata trecho do documento.

AMPLA DIVULGAÇÃO
O superintendente da ANTP, Marcos Pimentel Bicalho, assinala que a ANTP recomenda aos secretários e dirigentes públicos que divulguem o teor do documento Os Desafios da Mobilidade Urbana - Contribuição para o Debate Eleitoral de 2010 por meio de quatro medidas básicas:Imprensa – Comunicação aos órgãos de imprensa de suas respectivas cidades, citando o manifesto da ANTP e declarando o seu apoio às suas propostas, se possível com adesão explícita do prefeito; Comunicação interna – Divulgação do manifesto em meios de divulgação internos dos seus próprios órgãos (Internet, boletim interno, jornal corporativo, newsletter etc.); Parceiros – Difusão do manifesto junto aos seus próprios parceiros, públicos ou privados, autorizando e até recomendando sempre a sua máxima difusão;Parlamentares e autoridades públicas – Afirmação do apoio ao conteúdo do manifesto a parlamentares e outras autoridades públicas a que tiverem acesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Informação & Conhecimento