Carta da Terra

"Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações." (da CARTA DA TERRA)

Exposição da Bienal de Design discute sustentabilidade urbana

UOL - Atitude Sustentavel
Exposição da Bienal de Design discute sustentabilidade urbana
As cidades são grandes desafios para o design sustentável, segundo curador da exposição
Por Gisele Eberspächer às 14h00 de 07/10/2010
De uma maneira sutil, a exposição Poéticas Urbanas: Design retrata a sustentabilidade urbana. Apesar de ter como tema principal a relação entre as cidades e o design, a discussão não pode fugir de um tema tão recorrente como a necessidade de um ambiente equilibrado.


“As cidades constituem o maior desafio para o design que pensa sobre a sustentabilidade. O uso de energia, solo, alimentação, proteção em espaços urbanos constituem algumas faces do problema a ser enfrentado”, comenta Ronaldo de Oliveira Corrêa, curador da exposição.

Luminárias feitas com xícaras são exemplo de como reaproveitar materiais. (Foto: Eduardo Ponzoni Dognini)

Ao todo, a exposição conta com 21 designers, com 24 obras. As obras incluem posters, móveis, luminárias, esculturas e ilustrações.

Para Eduardo Ponzoni Dognini, um dos expositores, em sua obra especifica a sustentabilidade fica mais evidente. A instalação de luzes reutilizou xícaras para formar luminárias.
“A instalação discute hábitos e valores de consumo e a questão do descarte dos produtos”, comenta Eduardo.

A exposição faz parte da Bienal Brasileira de Design e estará aberta até o dia 31 deoutubro, em Curitiba, no Museu de Arte da Universidade Federal do Paraná.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Informação & Conhecimento