Carta da Terra

"Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações." (da CARTA DA TERRA)

Caderno de Sustentabilidade >>. Tn sustentavel


A noção de felicidade, atrelada à ideia de abundância, gera um grande equívoco na sociedade, levando as pessoas ao consumo desmedido e, consequentemente, ao desperdício.

O relatório ‘Estado do Mundo – 2010’, lançado recentemente pelo Instituto Akatu e o Worldwatch Institute (WWI), que tem por objetivo promover a reflexão sobre os graves problemas do mundo em que vivemos, mostra que, além de excessivo, o consumo é desigual: em 2006, os 65 países com maior renda e que somam 16% da população mundial foram responsáveis por 78% dos gastos em bens e serviços. Somente os norte-americanos (apenas 5% da população mundial) respondem por 32% do consumo global. Essa desigualdade é a fonte de muitos conflitos relacionados ao acesso à água, alimento, moradia e tantos outros bens essenciais à vida humana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Informação & Conhecimento