Carta da Terra

"Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações." (da CARTA DA TERRA)

Buenos Aires promove mobilidade sustentável para turistas

 Redação EcoD
A capital da Argentina caminha rumo ao transporte sustentável. Após tomar medidas a favor do uso da bicicleta, como a construção de 100 km de ciclovias até 2011 e a determinação da criação de espaço para bicicletas nos estacionamentos das universidades, agora o governo aposta em uma parceria com 40 hotéis da cidade. O objetivo? Incentivar que turistas e funcionários utilizem as magrelas como principal meio de transporte.

Com o acordo o governo disponibilizará descontos para a compra das bikes, objetos de segurança e materiais para o estacionamento, além de promover mapas e folhetos turísticos em casteliano, inglês e português. “A ideia é que o turista tenha uma experiência diferente ao percorrer a cidade de bicicleta”, afirmou o subsecretário de Transporte, Guillermo Dietrich, ao jornal El Cronista.

Alguns hotéis já entraram em ação. O Palácio Duhau em Buenos Aires, por exemplo, dispõe de seis bicicletas para alugar aos hóspedes - o turista ainda ganha um kit de piquenique, água, capacete e mapas.

Outro que possui histórico de sustentabilidade é o CasaCalma Wellness. Além de ser feito completamente de materiais ecológicos e certificados, o hotel investiu 18 mil pesos (cerca de R$8 mil) para disponibilizar uma bicicleta para cada funcionário. E mais, os hóspedes ainda tem acesso gratuito a quatro bicicletas feitas de bambu.

A medida segue ações realizadas por grandes cidades em todo o mundo. “Em lugares como Berlim, Copenhague, Paris, Barcelona, Londres, Nova York e Cidade do México os hotéis fornecem mais opções de mobilidade aos turistas, graças à inclusão da bicicleta como meio de transporte”, indicou Dietrich.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Informação & Conhecimento