Carta da Terra

"Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações." (da CARTA DA TERRA)

China é maior consumidora mundial de energia

Data: 15/10/2010 11:59
Por: Redação TN / Fernanda B. Müller, Carbono Brasil
A China se tornou a maior usuária mundial de energia, ultrapassando os Estados Unidos segundo a definição da Agência Internacional de Energia (AIE). “Provavelmente metade do aumento na demanda por petróleo vem da China. Ninguém sabe quando diminuirá”, enfatizou o chefe da AIE Nobuo Tanaka em uma conferência segundo a Reuters. Em um relatório mensal sobre o petróleo, a AIE demonstra a dependência mundial sobre as reservas do Iraque e a tendência de aumento na produção de etanol vinda do Brasil.

“Para 2010 e 2011, estimamos que a produção brasileira de etanol cresça em média 50 mil barris por dia, para 475 mil e 520 mil barris por dia, respectivamente”, diz o relatório.

A AIE também lançou esta semana uma nova série de diretrizes, chamada Policy Pathways: Showing the way to energy efficiency implementation now, que se implementadas globalmente sem adiamento podem ajudar na economia de 8,2 gigatoneladas de dióxido de carbono por ano em 2030 com medidas de eficiência energética, segundo dados da própria agência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Informação & Conhecimento