Carta da Terra

"Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações." (da CARTA DA TERRA)

Mais mil árvores serão plantadas no Corredor Metropolitano de ônibus

O Corredor Metropolitano ABD vai ficar mais verde. A Concessionária Metra e o Grupo ABC vão plantar mais mil mudas de árvores ao longo dos 33 quilômetros do corredor que liga a zona leste (São Mateus) à zona sul (Jabaquara) de São Paulo, passando pelos municípios de Mauá, Santo André, São Bernardo do Campo e Diadema.

Já foram plantadas outras 2500 árvores. A meta do grupo é atingir a marca de 5000 mudas.

O plantio ocorrerá no domingo, dia 24 de outubro e contará com a participação dos funcionários da Metra e do Grupo ABC, seus familiares e demais parceiros das empresas, numa grande mobilização solidária.

Contando com o esforço de centena de voluntários e com o apoio da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos - EMTU, mudas de árvores serão plantadas nos jardins da canaleta dos ônibus, com o objetivo de minimizar os efeitos nocivos da poluição lançada na atmosfera por veículos de transporte coletivo e outros, como caminhões e automóveis.

O ponto de partida será a garagem da empresa Metra, onde as equipes de voluntários assistirão palestras com profissionais da área de meio ambiente, além de orientações e preparações para o trabalho.

Projeto do Corredor Verde
O desenvolvimento do projeto do Corredor Verde contou com o estudo de engenheiros agrônomos e profissionais técnicos da EMTU, que indicaram quais espécies arbóreas e arbustivas são mais adequadas para cada local do plantio e também os cuidados e orientações necessárias para que o trabalho alcance o sucesso almejado.

Dentre os inúmeros benefícios que o elemento arbóreo pode proporcionar podemos citar:

• Seqüestro de carbono – CO² pelo processo contínuo de fotossíntese;

• retenção de material particulado existente na atmosfera em decorrência de emissões veiculares e de atividades humanas;

• a melhoria da qualidade do ar, pois ruas bem arborizadas podem reter até 70% da poeira em suspensão;

• redução dos níveis de ruído;

• equilíbrio ambiental – microclima urbano e proteção a avifauna;

• efeito barreira que diminui da velocidade do vento.

Todos esses fatores demonstram que a arborização de áreas urbanas tem importância significativa para a melhoria da qualidade ambiental e da saúde humana.

É importante ressaltar que o Projeto do Corredor Verde faz parte da política de sustentabilidade da Metra, a qual compreende outras ações como o tratamento de água para reuso, a coleta seletiva de lixo, a substituição de copos descartáveis por canecas reutilizáveis dentre os colaboradores, a existência de tecnologia limpa na frota (ônibus elétricos e ônibus híbridos), a doação de papel para instituição social que promove a reciclagem, dentre outras.

Marco do evento
No dia do evento, às 12:00 horas, a Direção da Metra, autoridades presentes, voluntários e demais convidados farão o plantio simbólico de algumas mudas, para registro da imprensa, fotos, filmagens etc., na Parada CECOM do Corredor Metropolitano (Av. Piraporinha, em frente a Academia Top Spin).

Serviço
Plantio de mil árvores no Corredor Metropolitano ABD
Data: 24/10/2010 - domingo
Horário: concentração na garagem da empresa às 07:30 hrs.
Local: CECOM (Rua Joaquim Casemiro, 209 – São Bernardo do Campo)
Assessoria de Comunicação e Marketing
Metra Sistema Metropolitano de Transportes
Fones: (11) 4390-3828
E-mail: acm@metra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Informação & Conhecimento