Carta da Terra

"Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações." (da CARTA DA TERRA)

Mobilidade urbana: avanços e desafios da gestão Eduardo Campos

Do JC Online
Em 2010, mais de cem mil automóveis novos começaram a rodar em Pernambuco. Desses, 66 mil estão na Região Metropolitana do Recife. Os números mostram que o problema da mobilidade urbana precisa ser resolvido com urgência no Grande Recife. Para a repórter do Jornal do Commercio Roberta Soares, que acompanha a área de transportes há oito anos, a solução mais rápida está na abertura de corredores de ônibus.

Segundo Roberta, o então candidato Eduardo Campos (PSB) incorporou nas eleições passadas (2006) a imagem do "governador da mobilidade", mas pouco foi feito para se avançar nesta área. Com relação a melhorias, a gestão tem dois méritos, com a construção de dois importantes terminais integrados de ônibus, um localizado no Cabo de Santo Agostinho e outro na PE-22.

Dois projetos importantes na área - a construção do corredor de ônibus Norte/Sul e outro na Avenida Norte - não saíram do papel. Roberta defende a implantação no Estado de modelo semelhante ao que existe em Curitiba (PR) há mais de trinta anos, que possui corredores exclusivos de ônibus, com pagamento antecipado da passagem. Para a jornalista, a ampliação das linhas de metrô é importante, mas soluções mais rápidas como corredores exclusivos de ônibus ajudariam a melhorar em curto prazo o trânsito na Região Metropolitana do Recife.

Com matérias de destaque na área do transporte público, a jornalista Roberta Soares coleciona importantes prêmios. Já ganhou três vezes o Prêmio Setrans PE (Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Pernambuco), além do Volvo de Segurança no Trânsito e Denatran, voltado para a educação no trânsito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Informação & Conhecimento