Carta da Terra

"Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações." (da CARTA DA TERRA)

Biodiversidade global caiu 30% em 40 anos

Data: 15/10/2010 11:45 Por: Mehane Albuquerque, Redação TN
O mundo perdeu 30% de sua biodiversidade em menos de 40 anos. E nos países tropicais, essa a perda foi mais alarmante ainda, atingindo 60% da fauna e da flora original. As conclusões são do Relatório Planeta Vivo 2010, publicado a cada dois anos pela organização não governamental WWF e produzido em parceria com a Sociedade Zoológica de Londres (ZSL, na sigla em inglês) e com a Global Footprint Network (GFN).

"Os países pobres, frequentemente tropicais, estão perdendo biodiversidade a uma velocidade muito alta", afirmou Jim Leape, diretor-geral da WWF Global. "Enquanto isso, o mundo desenvolvido vive em um falso paraíso, movido a consumo excessivo e altas emissões de carbono." A biodiversidade é medida pelo Índice Planeta Vivo (IPV), que estuda a saúde de quase 8 mil populações de mais de 2,5 mil espécies desde 1970.

O IPV das áreas temperadas havia subido 6% em 2005. A melhora foi atribuída à maior conservação da natureza, menor emissão de poluentes e melhor controle dos resíduos. Nas áreas tropicais, porém, o IPV caiu 60%. A maior queda foi nas populações de água doce: 70% das espécies desapareceram. As causas passam pelo aumento do consumo desenfreado, pela demanda por recursos naturais e pela consequënte emissão de carbono. Para se ter idéia, nos últimos 50 anos as emissões cresceram 11 vezes.
* Com informações da Agência Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Informação & Conhecimento