Carta da Terra

"Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações." (da CARTA DA TERRA)

IEA inicia ciclo sobre os problemas dos idosos no Brasil

"Demografia e Referência Legal" é o tema da mesa-redonda que acontece segunda-feira, 18 de outubro, às 14h30, na abertura do ciclo "Idosos do Brasil: Estado da Arte e Desafios". Os objetivos do ciclo são organizar uma agenda dedicada aos idosos, estudar um modelo para sua atenção integral e identificar ações que contribuam com as diretrizes da Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa, aprovada pela Portaria 2.528/06 do Ministério da Saúde.

Os debatedores dessa primeira atividade do ciclo serão: Salete Maccalóz, desembargadora federal do Tribunal Regional Federal da 2ª Região e professora da UFRJ e da Uerj, com experiência na área de direito privado; e Marília Louvison, mestre em saúde pública e médica da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, com experiência em saúde coletiva, com ênfase em gestão, planejamento e epidemiologia de serviços de saúde e em regulação, controle, avaliação e auditoria.

A coordenação do ciclo e da mesa estará a cargo de David Braga Jr., do Centro de Estudos e Pesquisa do Projeto Mais (Modelo de Atenção Integral à Saúde) do Hospital Premier — instituição apoiadora do ciclo —, ex-secretário da Saúde de Campinas e ex-diretor do Hospital dos Servidores Públicos.

Os temas das outras 12 mesas-redondas serão:
políticas públicas relacionadas;

fisiologia e fisiopatologia do envelhecimento;

modelos de atenção e de organização das redes de serviços e linhas de cuidados, financiamento, estrutura, processos e impactos;

formação e capacitação profissional;

sistema de informação;

trabalho, renda, previdência e assistência social;

empreendedorismo, lazer, entretenimento, cultura e arte;

aspectos urbanos e habitacionais;

hospitais, casas de repouso, asilos, residências protegidas;

questões jurídicas, custódia, interdição, tutela, herança, testamento;

questões relacionadas à bioética, a biologia x a biografia;

o direito relacionado à imagem, à linguagem e à memória; de decisão sobre a terminalidade da vida.

A partir desses debates, pretende-se constituir uma agenda voltada à melhoria da qualidade de vida dos idosos e vinculada aos seguintes aspectos:

promoção do envelhecimento ativo e saudável;

atenção integral, integrada à saúde da pessoa idosa;

estímulo às ações intersetoriais, visando à integralidade da atenção;

provimento de recursos capazes de assegurar qualidade da atenção à saúde da pessoa idosa;

estímulo à participação e fortalecimento do controle social;

formação e educação permanente dos profissionais de saúde do SUS na área de saúde da pessoa idosa;

divulgação e informação sobre a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa para profissionais de saúde, gestores e usuários do SUS;

promoção de cooperação nacional e internacional das experiências na atenção à saúde da pessoa idosa;

apoio ao desenvolvimento de estudos e pesquisas.

LOCAL
Auditório Alberto Carvalho da Silva, sede do IEA, Rua da Reitoria, 374, térreo, Cidade Universitária, São Paulo.
WEB
O evento terá transmissão ao vivo pela internet em www.iea.usp.br/aovivo.
INFORMAÇÕES
Com Sandra Sedini (sedini@usp.br), tel. (11) 3091-1678.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Informação & Conhecimento