Com a intenção de montar uma agenda de ações verdes para as instituições financeiras de todo o país, a Febraban – Federação Brasileira de Bancos criou uma proposta de indicadores de sustentabilidade para esse tipo de empresa, em parceria com o GVCes – Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV.
A ideia surgiu em 2009, quando a entidade lançou o Protocolo Verde, que sugere cinco princípios e diversas diretrizes aos bancos interessados em promover o desenvolvimento sustentável no país, a partir de linhas de financiamento que incentivem a qualidade de vida da população e o uso responsável dos recursos naturais.
A assinatura do Protocolo é opcional, mas diversas instituições financeiras já aderiram. Com os indicadores de sustentabilidade para bancos, a Febraban pretende ajudar essas empresas a identificar o status e a evolução das ações implementadas depois do Protocolo Verde.
Antes de lançar a versão oficial dos indicadores, no entanto, a Febraban abriu a proposta para consulta pública. O objetivo é colher críticas e sugestões da sociedade, em geral, que contribuam para a melhoria do documento. Quem quiser participar, pode acessar os indicadores no site da Federação e opinar até 7 de novembro de 2010.
Fonte: planeta sustentável
Carta da Terra
"Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações." (da CARTA DA TERRA)
Nenhum comentário:
Postar um comentário