Carta da Terra

"Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações." (da CARTA DA TERRA)

Proinfra-I será concluído neste ano

A primeira fase do Proinfra (Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica) será concluída este ano no Ceará. Serão 14 parques de energia eólica, gerando 500 MW. Foram estes, o Ceará conta com três anteriores ao Proinfra (Mucuripe, Aquiraz e Taíba). Depois do programa, o Estado garantiu a contratação de 21 projetos (547 MW) em um leilão em dezembro do ano passado e outras cinco usinas (150 MW) no leilão de agosto deste ano. Este é o cenário de geração de energia eólica do Ceará, além de fábricas de aerogeradores, como a Wobben.

Beneficiado pelos ventos que varrem toda a sua costa, o Ceará é um dos estados brasileiros com maior potencial para a geração de energia eólica. Apenas o vizinho Rio Grande do Norte apresenta as mesmas condições. Segundo especialistas, a potência do litoral cearense pode chegar a 6 mil MW. Isso representa a metade da energia gerada pela hidrelétrica de Itaipu ou cerca de 12 por cento de toda a oferta do País.

Fórum no CIC
Diante deste quadro, o Centro Industrial do Ceará (CIC) realiza hoje o VI Fórum CIC de Debates que abordará o tema "Energia Eólica: Perspectivas e Desafios". A presidente da entidade, Roseane Medeiros, dará início aos trabalhos às 18 horas, na Casa da Indústria.

O VI Fórum CIC de Debates é dividido em três painéis. No primeiro, o diretor executivo da Associação Brasileira de Energia Eólica, Pedro Perrelli, fala sobre "A Inserção da Energia Eólica na Matriz de Geração de Energia Elétrica". O segundo fica a cargo de Renato Rolim, coordenador de Energia da Seinfra sobre "A Energia Eólica e seus Impactos no Desenvolvimento do Ceará". O palestrante do terceiro e último painel será o chefe da Procuradoria Jurídica da Semace, Márcio Benício, sobre "Licenciamento Ambiental de Usinas Eólicas".

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Informação & Conhecimento