Carta da Terra

"Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações." (da CARTA DA TERRA)

Economia verde

Unctad vê relação entre economia verde e negócios


07/10/2010

Em encontro sobre propostas para a Rio + 20, em 2012, especialistas dizem que o comércio pode ser uma ferramenta útil na transição para uma economia que priorize a proteção ambiental.





Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.
O movimento global de promoção de um crescimento econômico sustentável pode se tornar o motor de um progresso inclusivo. A opinião é de especialistas reunidos na sede da Conferência da ONU sobre Comércio e Desenvolvimento, Unctad, em Genebra, na Suíça.

No encontro de dois dias "Economia Verde: Comércio e Implicações do Desenvolvimento Sustentável", foram debatidas também propostas que devem ser levadas aos organizadores da conferência Rio + 20, marcada para 2012, no Brasil.

Eco-92
O evento lembrará os 20 anos da Eco-92, realizada no Rio de Janeiro. Um dos temas da conferência será "Uma Economia Verde no Contexto do Desenvolvimento Sustentável e da Erradicação da Pobreza".


O secretário-geral da Unctad, Supachai Panitchpakdi, disse que não se pode mais evitar a questão ambiental. Para ele, qualquer tentativa de crescimento e de adoção de tecnologias deve passar pela proteção do meio ambiente.

Panitchpakdi também lembrou que desigualdades de recursos tecnológicos representam desenvolvimento sustentável apenas para alguns. Ele afirmou que os custos de danos ao meio ambiente são pagos por todos.

O Grupo de Alto Nível da ONU sobre Financiamento de Mudança Climática está discutindo uma meta de US$ 100 bilhões, equivalentes a R$ 170 bilhões, por ano em ajuda aos países em desenvolvimento até 2020. A quantia seria utilizada para ajudar a diminuir os níveis de aquecimento global

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Informação & Conhecimento