Carta da Terra

"Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações." (da CARTA DA TERRA)

Vale lança fundo para projetos sustentáveis /// Valor Economico

Ter, 11 de Maio de 2010 07:10

A Vale lançou oficialmente ontem, em São Paulo, o Fundo Vale para projetos ambientais na Amazônia. Sete organizações não governamentais com forte presença na região participam da primeira fase do projeto, que conta com o aporte de R$ 51 milhões até 2012.

Em fase de "teste" desde o ano passado, o fundo já desembolsou R$ 7 milhões do total aprovado para o desenvolvimento de oito projetos com foco em três áreas: promoção de municípios verdes, criação e consolidação de áreas protegidas, e monitoramento da região por satélite. De acordo com a Vale, a ideia é expandir o projeto para o exterior no futuro - países da África sem "expertise" em sustentabilidade e também para os vizinhos sul-americanos detentores de uma porção da floresta amazônica.

"É o 3.0 da sustentabilidade. Queremos olhar mais além das nossas atividades e pensar o futuro do planeta", afirmou Vânia Somavilla, diretora de meio ambiente e sustentabilidade da Vale, reforçando a tendência mundial de comprometimento empresarial com a preservação do ambiente.

Entre os projetos financiados parcialmente pelo fundo está o de Almeirim, município de 30 mil habitantes no norte do Pará, que tem 80% de sua cobertura florestal nativa protegida. "Tentamos chegar antes do desmatamento, antes que Almeirim acabe como os outros tantos municípios paraenses", disse Marco Lentini, diretor-executivo do Instituto Floresta Tropical (IFT), que trabalha com capacitação para o manejo correto da floresta.

Já a parceria com o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) levou a avanços no sistema de geoprocessamento - o mapeamento por satélite da Amazônia -, dando agilidade na elaboração dos relatórios que servem de base para a fiscalização pública.

O fundo está aberto a novos investidores privados e públicos.

Ver mais em http://www.fundovale.com/

Fonte: Valor Econômico/ Bettina Barros, de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Informação & Conhecimento