Televisão começa abordar de forma mais regular a questão da Sustentabilidade, trazendo ao publico os conceitos e as boas práticas.
Acesse a matéria veiculada aqui
Sustentabilidade veio para ficar.
As empresas passam a adotar e valorizar cada vez mais os conceitos do desenvolvimento sustentavel : a verdadeira integração entre as 3 dimensões : a ambiental, o social e a econômica.
Em tempo: preservação e proteção ao meio-ambiente, justiça social e preservação cultural; geração de lucro e equidade economica.
No matéria acima visitamos uma empresa do setor de serviços, mutlinacional francesa com intensa operação no Brasil, o Grupo Accor.
Possuidor de uma politica corporativa de sustentabilidade fortemente engajada na obtenção de resultados socioambientais e economicos, o grupo implementou uma gama de iniciativas correlatas à Sustentabilidade.
Recentemente concentrou sua operação administrativa e mudou-se para um edificio construído de acordo com os parametros de "green building". Iniciativa que lhe trouxe ganhos expressivos com a redução de custos em energia e agua. Implementou ações em sua área de tecnologia da informação, outra iniciativa que lhe permitiu reduzir o custo operacional e diminuir o impacto ambiental. Hoje são menos impressoras, menos papel utilizado, menos tinta e cartuchos, menos manutenção de equipamentos e; seguramente maior redução das emissões de gases de efeito estufa, comprovaria um estudo de ACV - Analise de Ciclo de Vida.
Outra iniciativa interessante, agora contemplando a dimensão social, são as ações com o publico interno. Capacitações,politicas de remuneração, inclusão social e reciclagem de profissionais. Iniciativas que reduzem os custos com demissões e captação de novos profissionais. Otimizam e desenvolvem os recursos internos existentes.
Em um projeto implantado há mais de hum ano, chamado de "Home Office", parte dos colaboradores da área comercial passou a trabalhar em casa. Visitam o escritório uma vez cada 15 dias.
Com isso ganharam qualidade de vida,sobretudo evitando o desgaste ambiental,economico e sociocultural provocado pelo transito. Podem assim dedicar mais tempo à vida pessoal e profissional, planejando melhor seu futuro.
Aspectos como atendimento e satisfação dos clientes evoluiram e as vendas acompanharam significativamente.Resultados que podem ser aferidos através de um conjunto de indicadores que controla a performance da empresa.
Sustentabilidade cria Valor
Sustentabilidade reduz o custo operacional e constrói valor para as empresas.
Protege o meioambiente, alavanca o social e gera lucro.
A redução do custo criada pela forma inteligente de gestão dos recursos pode ser repassada ao preço final do bem ou serviço produzido, criando um diferencial competitivo indiscutível e possibilitando a expansão de market-share. Os ganhos adicionais de imagem e reputação complementam esta dinamica favorecendo ainda mais o posicionamento competitivo da empresa nos mercados em que atua.
A criação destes fatores positivos de desenvolvimento sustentável já começam a ser usufruídos por nós e o serão muito mais aproveitados pelas gerações que estão chegando.
Afinal,
Desenvolvimento sustentavel é viver utilizando-se os recursos existentes sem compromete-los, de forma que as gerações futuras possam ter qualidade de vida assegurada.
Carta da Terra
"Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações." (da CARTA DA TERRA)
Porque as empresas adotam Politicas Corporativas de Sustentabilidade /// Rede TVNews
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Postado por
Unknown
em
5/12/2010 10:13:00 AM
Marcadores:
diferencial competitivo,
ganhos de competitividade,
Green Building,
reduçõa de emissões,
reduçõa de turn-over,
reduçõa do impacto no meio-ambiente,
sustentabilidade empresarial
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário