Carta da Terra

"Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações." (da CARTA DA TERRA)

Desenvolvimento sustentável /// O Povo online

René Barreira

Presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti)

27 Mai 2010 - 04h37min

Acontece desde ontem em Brasília, prosseguindo até amanhã, dia 28, a 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação & 4ª CNCTI, promovida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), com apoio do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência e Tecnologia & Consecti e Conselho Nacional das Fundações de Apoio à Pesquisa & Confap.

A 4ª CNTI se propõe discutir políticas de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável do País, através da abordagem dos seguintes eixos temáticos: O Sistema nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação; Inovação na sociedade e nas empresas; Pesquisa, desenvolvimento e inovação em áreas estratégicas e Ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento social numa visão de futuro. A perspectiva é elaborar-se um Plano Nacional de C&T e Inovação para 2011 & 2020, a partir de uma avaliação do atual plano (2007 & 2010).

Com apoio do MCT, Consecti Confap, foram realizadas conferências estaduais preparatórias da 4ª CNCTI em quase todos os estados, bem como cinco conferências regionais (Norte/Belém, Nordeste/Maceió, Centro-Oeste/Cuiabá, Sudeste/Vitória e Sul/Porto Alegre.

No Ceará realizamos a 2ª Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, em Fortaleza, precedida de quatro conferências regionais no Interior do Estado (Vale do Jaguaribe/Limoeiro do Norte; Cariri e Centro Sul/Crato; Sertão dos Inhamuns/Tauá; e Norte/Sobral.

A representação do Ceará junto à 4ª CNCTI, contará com a participação das instituições e entidades do sistema estadual de C&T e Inovação, bem como da sociedade civil. Estão em Brasília gestores, pesquisadores, professores universitários, estudantes de pós-graduação, empresários e parlamentares.

Durante a 4ª CNCTI estão sendo comemorados os 25 anos de criação do MCT. A conferência nacional discutirá C&T e Inovação não apenas como política de governo, mas como política pública de Estado, voltada para o desenvolvimento econômico, social e sustentável de nosso País

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Informação & Conhecimento