Carta da Terra

"Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações." (da CARTA DA TERRA)

Pesquisadores do Inpe são premiados /// Fapesp

13/5/2010
Agência FAPESP – Os pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) José Antonio Marengo e Carlos Nobre , ambos do Centro de Ciência do Sistema Terrestre do Inpe, foram agraciados com prêmio internacional.

José Marengo recebeu o prêmio Internacional Journal of Climatology Prize for 2009 pela relevância do conjunto dos trabalhos publicados nos últimos cinco anos. A publicação é editada pela Royal Meteorological Society, entidade criada no século 19.

Marengo é membro do conselho editorial do Internacional Journal of Climatology, considerada uma das mais importantes publicações do mundo na área. Publicou cerca de 10 artigos na revista, como autor principal e coautor que enfocam, principalmente, estudos sobre o clima e o tempo na região tropical da América do Sul.

O pesquisador receberá um certificado e um prêmio em dinheiro, a serem entregues no dia 19 de maio, em Londres, durante evento organizado pela sociedade.

Já Carlos Nobre, que é chefe do Centro de Ciência do Sistema Terrestre do Inpe e também é coordenador executivo do Programa FAPESP de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais, foi agraciado com a Medalha Alexander von Humboldt, concedida pela European Geosciences Union (EGU).

A medalha, que foi entregue no dia 5 maio durante a Assembleia Geral da EGU realizada em Viena, na Áustria, foi concedida em reconhecimento aos trabalhos do pesquisador sobre as florestas da Amazônia e seu papel no sistema climático da Terra. O EGU publica vários periódicos importantes como Journal Earth System Dynamics e Journal Solid Earth.

Mais informações: http://www.inpe.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Informação & Conhecimento