Carta da Terra

"Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações." (da CARTA DA TERRA)

ONU nomeia diplomata da Costa Rica como nova chefe climática /// Reuters

Figueres, de 53 anos, substituirá o holandês Yvo de Boer como chefe do secretariado da ONU a partir de 1o de julho

Reuters
Por Patrick Worsnip

NAÇÕES UNIDAS (Reuters) - A Organização das Nações Unidas nomeou nesta segunda-feira a diplomata costarriquenha Christiana Figueres, veterana em negociações climáticas, para dirigir o Secretariado de Mudança Climática da entidade, e promover avanços nas conversas internacionais para conter as emissões de gases-estufa do mundo.

Figueres, de 53 anos, substituirá o holandês Yvo de Boer como chefe do secretariado da ONU a partir de 1o de julho.

Ela derrotou o ex-ministro sul-africano de Meio Ambiente Marthinus Van Schalkwyk, para uma posição que significa fazer avançar um acordo que suceda o Protocolo de Kyoto após o decepcionante encontro em Copenhague, em dezembro.

"A senhora Figueres é uma líder internacional em estratégias sobre as mudanças climáticas e traz a essa posição uma paixão pela questão, profundo conhecimento e experiência valiosa com o setor público, setor não-privado e setor privado", disse o porta-voz da ONU, Martin Nesirky.

Sua principal tarefa será coordenar as discussões que levem à adoção de um novo tratado climático global, possivelmente no encontro ministerial programado para o final de novembro em Cancún, no México.

Uma fonte ligada à questão disse: "Ela é uma negociadora querida e competente. Se eles queriam um tecnocrata, ela é provavelmente a melhor possível".

Figueres participa desde 1995 da equipe de negociações climáticas do seu país, e já ocupou vários cargos importantes no processo climático da ONU. O pai dela, José Figueres, foi três vezes presidente da Costa Rica.

"Ela é respeitada e tem uma compreensão íntima dos problemas", disse uma fonte.

De Boer deixa o Secretariado Climático em 1o. de julho, após quase quatro anos no cargo. Seus antecessores foram de Canadá, Holanda e Malta, e já havia a expectativa de que desta vez o indicado seria de um país em desenvolvimento.

Van Schalkwyk, atualmente ministro do Turismo da África do Sul, era tido como favorito em parte porque vem de um grande país emergente, um grupo do qual participam também nações como Brasil, China e Índia.

Mas uma fonte disse que pequenos países insulares em desenvolvimento - que estão entre os mais ameaçados pela mudança climática - fizeram uma forte campanha por Figueres, porque preferiam alguém de uma nação menor.

"Ela teve o apoio de muitos nos países em desenvolvimento", disse uma fonte. "Foi uma guinada surpreendente quando muitos achavam que Marthinus se encaminhava para a vitória."

(Reportagem adicional de David Fogarty em Cingapura, Alister Doyle em Oslo e Gerard Wynn em Londres)
Reuters - Reuters Limited - todos os direitos reservados

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Informação & Conhecimento