25/5/2010
Agência FAPESP – A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) entregou, na última sexta (21/5), a Premiação de Inventores 2010 destinada a pesquisadores e institutos cujas pesquisas geraram descobertas que foram patenteadas e que trouxeram benefício à sociedade.
Em sua terceira edição, o prêmio organizado pela Inova Unicamp contemplou três categorias. O “Prêmio Inventor com Produto Incorporado ao Mercado” ficou com o professor Wilson Jardim, do Instituto de Química (IQ), pela tecnologia Fentox, comercializada pela empresa Contech, e com o professor Fernando Galembeck, também do IQ, pelo uso da tecnologia Imbrik, comercializada pela empresa Orbys.
O IQ e a Faculdade de Engenharia Química (FEQ) foram vitoriosos na categoria “Prêmio Destaque em Proteção à Propriedade Intelectual”. O IQ foi escolhido por ser a unidade com maior número de pedidos de patentes no período de 2008/2009, com 30 pedidos de patentes. A FEQ foi indicada por ter tido o maior crescimento em número de pedidos de patentes.
A terceira categoria, “Menção Honrosa por Tecnologia Licenciada”, contemplou 24 pesquisadores e docentes de seis unidades e um centro de pesquisa da Unicamp, com tecnologias licenciadas nos anos de 2004, 2005, 2006 e 2009.
Mais informações: www.unicamp.br/unicamp
Carta da Terra
"Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações." (da CARTA DA TERRA)
Nenhum comentário:
Postar um comentário