Carta da Terra

"Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações." (da CARTA DA TERRA)

Marcas do Brasil deixam de ser 'exóticas' /// estadao.com.br

10 de junho de 2010
Marili Ribeiro - O Estado de S.Paulo

Estudo inédito sobre o comportamento das marcas brasileiras fora do território nacional será apresentado hoje pela empresa de consultoria Interbrand. O potencial do cenário para marcas globais do Brasil entrou no escopo de pesquisas da consultoria há dois anos, com a intensificação de pedidos de empresas preocupadas em exportar suas marcas.

A Interbrand analisa o comportamento dos setores promissores e os desafios para a internacionalização das marcas com potencial para integrar o ranking das mais valiosas do mundo. O maior achado do trabalho foi a mudança de percepção do Brasil, que deixa para trás o antigo padrão de país "exótico" para um Brasil de vanguarda, capaz de oferecer marcas inovadoras e com atitude global.

Na relação levantada pela Interbrand, além de marcas conhecidas, aparece a do Banco Itaú, visto como dono de características únicas que a favorecem lá fora. Caso do nome curto, fácil de pronunciar e memorizar, assim como a identidade visual, com o uso do laranja, única entre os bancos brasileiros e rara nos demais países do mundo. Outra surpresa é a presença do açúcar orgânico Native, do grupo Balbo. A empresa é a maior produtora de açúcar orgânico do mundo e destina 85% de sua produção à exportação para 41 países.

Itens de moda, como os biquínis, seguem em pauta, mas há também os sapatos de plástico da marca Melissa que, cheios de bossa e design, são vendidos em 50 países e em mais de mil pontos comerciais. A marca também é vendida em lojas como a charmosa Colette, em Paris.

A condição de 8.º maior produtor têxtil do mundo gera um bom horizonte para marcas do setor. Assim, os biquínis Rosa Chá e a confecção de roupas Osklen têm futuro promissor pelas considerações do estudo. "São marcas que apresentam atributos globais, já geram receita significativa com a exportação, apresentam desempenho de venda ou estão construindo uma reputação em busca de ser tornar objeto de desejo", diz o estudo.

Há lojas da Osklen em Milão, Nova York, Portugal, Tóquio e Genebra. O site WGSN aponta a marca entre as dez mais influentes do mundo da moda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Informação & Conhecimento