Carta da Terra

"Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações." (da CARTA DA TERRA)

Ford investe na produção limpa e avança na sustentabilidade /// Portal Fator Brasil

Montadora comemora a Semana do Meio Ambiente com avanços na direção de uma produção mais limpa e eficiente.
A Ford foi a primeira montadora a ter todas as suas fábricas no mundo certificadas pela norma de gestão ambiental ISO 14001 e continua a ser um exemplo de sustentabilidade. É também uma das fundadoras e a única empresa do segmento automobilístico no Brasil a fazer parte do GHG Protocol (Greenhouse Gas Protocol), grupo criado a partir do Protocolo de Kyoto para medir a quantidade de gás carbônico emitido pelas indústrias e traçar metas para a sua redução.

Os resultados práticos dessa política estão presentes em indicadores que mostram os avanços da marca na direção de uma produção mais limpa e eficiente. A Ford conseguiu reduzir em 1% a emissão relativa de CO2 – quantidade emitida por cada veículo produzido – em 2009 e já compensa 37% do total de emissões desse gás. Nos últimos quatro anos, obteve também reduções importantes no consumo de energia elétrica (10%), água (22,5%) e gás natural por veículo produzido (43%), além de diminuir em 34% a geração de resíduos em todo o processo.

A produção de veículos com maior conteúdo reciclável também é uma preocupação da Ford. Hoje, 100% dos carpetes dos veículos produzidos no Brasil utilizam PET reciclado na sua produção. Em média, cada veículo utiliza de 5 kg a 7 kg desse material, aplicado também em porta-pacotes, forração de teto, caixa de roda e manta acústica. Para produzir 3 kg de PET reciclado são necessárias, em média, 60 garrafas PET.

“O desenvolvimento sustentável é um dos pilares da visão de negócios da Ford. Ele está presente na criação de veículos mais eficientes e limpos, no aprimoramento da gestão ambiental em toda a cadeia produtiva e nas ações sociais e educativas promovidas pela empresa na comunidade”, diz Edmir Mesz, engenheiro ambiental da Ford Brasil.

Uma das iniciativas recentes nessa área foi a instalação de um regenerador de gases da pintura na fábrica de São Bernardo do Campo, SP. O equipamento, com cerca de 200 toneladas, elimina até 99% das partículas em suspensão geradas no processo de secagem nas estufas e libera na atmosfera somente vapor d'água e menos de 1% de CO2. A fábrica adotou ainda uma nova geração de robôs de pintura (tecnologia Ecobell 2M), que reduz o consumo de tinta e a emissão de compostos orgânicos voláteis em 15%.

Plantio de árvores - A fábrica da Ford em Camaçari, na Bahia, atingiu a marca de 120 mil mudas plantadas na área de florestamento em torno do complexo. As mudas – de espécies nativas como embaúba, ipê roxo, jacarandá, pau-brasil, jatobá, e palmeira-cica – são produzidas no viveiro do Centro de Educação Ambiental da unidade, que também desenvolve programas para a comunidade.

Projetos similares foram desenvolvidos no Campo de Provas de Tatuí (SP), com o plantio de 1.076 mudas nativas em uma área de reflorestamento, e na fábrica de Taubaté, SP, onde foram plantadas outras 200 mudas.

A Troller, incorporada ao grupo Ford em 2007, também promoveu uma iniciativa pioneira, com a adesão da Copa Troller à campanha Carbono Neutro. Todas as emissões dos veículos participantes da competição no ano passado foram neutralizadas com o plantio de 284 árvores nativas da Mata Atlântica na região de Guarapuava, PR. O gerenciamento foi feito pela empresa MaxAmbiental, desenvolvedora da campanha no Brasil.

Envolvimento da comunidade - O Terminal Portuário Miguel de Oliveira, privativo da Ford, localizado na Baía de Aratu, na Bahia, completou seu sistema de gestão ambiental e contratou uma cooperativa de Camaçari para a coleta do material reciclável gerado no local. Escolas das comunidades de Caboto e Madeira, vizinhas ao terminal, foram incorporadas ao programa de reciclagem e educação ambiental, complementado por palestras sobre alimentação, agroecologia e artesanato. O Porto da Ford mantém um programa de monitoramento da biota aquática, com coleta de amostras para acompanhar a qualidade da água e o comportamento da fauna local.


A Ford também promove, há 15 anos, o Prêmio Ford Motor Company de Conservação Ambiental, um dos reconhecimentos de maior prestígio dessa área no Brasil. Com cinco categorias, ele já premiou 60 personalidades e instituições pela criação de iniciativas bem-sucedidas de preservação do meio ambiente no país e reuniu um inventário de 1,7 mil projetos inscritos.

Campanha interna - Para reforçar a conscientização dos empregados quanto ao papel que cada um tem na conservação dos recursos ambientais, a Ford também está comemorando o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho) com uma série de atividades nas fábricas. O programa inclui oficinas de brinquedos, cestaria, tapeçaria e papel reciclado e exposição de móveis feitos com pneus, vassouras de garrafa pet e materiais reciclados, além de materiais de limpeza produzidos a partir de óleo de cozinha usado, em parceria com cooperativas, ONGs e empresas públicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Informação & Conhecimento