Carta da Terra

"Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações." (da CARTA DA TERRA)

Principais líderes internacionais da cadeia de valor da soja se reúnem no Brasil em junho /// Portal Fator Brasil

Encontro discutirá produção, processamento e consumo de soja responsável durante a V Conferência Internacional da Soja Responsável, em São Paulo.

O uso de fontes sustentáveis de produção como um meio de cumprir legislações locais e regulamentações do mercado, sem deixar de atender às necessidades de consumidores exigentes, são preocupações cada vez maiores dos produtores de soja. Para discutir as oportunidades relacionadas ao assunto, a Round Table on Responsible Soy Association (RTRS), iniciativa internacional de multi-stakeholders que incentiva o uso e produção responsável da soja, realizará nos dias 9 e 10 de junho a V Conferência Internacional da Soja Responsável, no Club Transatlântico, em São Paulo-SP.

O evento terá a presença de aproximadamente 250 stakeholders e dos mais relevantes porta-vozes da cadeia de valor da soja, ambientalistas, especialistas em sustentabilidade e principais representantes do comércio. A Conferência iniciará com os discursos de Gustavo Grobocopatel, do Grupo Los Grobo (Argentina) e Chen Ying, Vice-Diretor do Departamento de Cereais e Óleos, Câmara de Comércio de importações e exportação de alimentos, produtos autóctones e derivados de animais da China (CFNA). Ambos são os principais representantes do setor em seus respectivos países.

Após os discursos, a primeira sessão do evento irá analisar os desafios para obter Soja Responsável nos setores da indústria e da sociedade civil. Para tanto, os convidados da primeira sessão serão Jason Clay, da WWF, que irá tratar das questões vinculadas à RTRS, como rastreabilidade, valores de integração (bundling) e estratégias de mercados globais; Jan Kees Vis, UNILEVER (Holanda), falará sobre gestão da sustentabilidade em cadeias globais de valor; e Ron Van Erck, da DG Transport Transport & Energy, que abordará a situação atual das energias renováveis.

Partindo da perspectiva econômica para a ambiental, Michele Morton, da Shell Internacional, irá moderar o painel sobre as metodologias disponíveis para cálculos de Gases de Efeito Estufa e sua consonância com a Diretiva de Energias Renováveis. Participarão do debate Jorge Hilbert, da INTA (Argentina); Martina Gaebler, GTZ (Alemanha); Victoria Junquera, RSB (Suíça) e Walden David, Winrock (EUA).

Paralelamente, grandes e pequenos produtores do Brasil, Argentina e Índia discutirão os resultados dos testes de campo do documento de Princípios e Critérios e os próximos passos a seguir, moderados por John Strak, Diretor de Atividades de Extensão da RTRS para a Europa. No mesmo dia, serão realizados outros dois painéis sobre forças conjuntas de diferentes setores interessados para a transformação do mercado, e as oportunidades para o setor de biocombustíveis em relação à soja na América Latina e Europa.

Abrindo as atividades do segundo dia do encontro, Leonel Mello, da Ecosegurança (Brasil), Franco Moreira, da WWF (Brasil); Yvonne Hofman, IDH (Holanda) e Gerhard Dieterle, do Banco Mundial (EUA), discursarão sobre iniciativas para promover a conservação das florestas, como a criação de um pagamento por serviços ambientais.

A última sessão será acerca do futuro das associações e mesas-redondas. Nesta, Otto Hospes, da Universidade de Wageningen (Holanda) falará sobre mesas redondas como novas formas de governabilidade sustentável, seguido de Christine Dragisic, Conservation International (EUA), que abordará a área de culturas sustentáveis e Nathan Ruby, da World Soy Foundation (EUA), discutindo as tendências nos programas de Responsabilidade Social Corporativa na indústria da soja. O encerramento será feito com um discurso final de Jerry Vergeer, da Nutreco (Holanda).

Um dos principais objetivos da Conferência será ainda aprovar a versão final do documento de Princípios e Critérios de produção de Soja Responsável, que passará por uma revisão da Assembléia Geral de Membros da RTRS, no último dia do encontro. Depois de aprovado, o modelo será lançado no mercado para produtores interessados em obter a certificação da RTRS.

.[V Conferência Internacional de Soja Responsável, no dia 9 de junho (quarta-feira), das 8h30 às 19h, e 10/06, das 8h30 às 13h , no Club Transatlântico, Rua José Guerra, 130 - Chácara Santo Antônio, São Paulo – SP / Brasil.http://annualconference.responsiblesoy.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Informação & Conhecimento