Carta da Terra

"Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações." (da CARTA DA TERRA)

Ciclo de Estudos em EAD – Repensando os Clássicos da Economia - Edição 2010 /// Unisinos

Apresentação
Inscrições no final desta página.

O Ciclo de Estudos em Educação a Distância (EAD) – Repensando os Clássicos da Economia, edição 2010, através de um debate transdisciplinar, visa a propiciar à comunidade acadêmica e ao público brasileiro em geral uma visão das principais ideias e implicações das obras de autores clássicos e contemporâneos da economia. O Ciclo busca discutir as possibilidades e os limites de uma economia social e eticamente regulada. Neste sentido, no Ciclo estudam-se obras de autores que têm contribuições originais ao pensamento econômico contemporâneo, tais como Adam Smith, Thomas Malthus, David Ricardo, Karl Marx, Max Weber, Thorstein Veblen, John Keynes, Joseph Schumpeter e Michael Aglietta, permitindo ao participante conhecer e refletir sobre a viabilidade de suas aplicações na solução de problemas de nossa época.

O Ciclo, conduzido em EAD, é uma forma de ampliar as possibilidades de abrangência de público e de aprofundar as reflexões, a fim de prospectar novas alternativas para a economia numa era globalizada. Desta forma, a importância deste Ciclo vai além de tornar possível uma revisita a autores nem sempre suficientemente abordados nos cursos de graduação. No ciclo fomenta-se o debate das idéias, a fim de perceber a sua possível contribuição para a solução de problemas de nosso tempo ou, no mínimo, procurar alertar para que não se repitam os mesmos erros.

O Ciclo contém oito módulos, com datas de início e término para cada autor estudado. Cada módulo corresponde a seis horas de estudos e atividades, as quais incluem leitura de textos e participação nos debates dos fóruns virtuais, desenvolvidas ao longo de três semanas.

Haverá quatro módulos no primeiro semestre e quatro no segundo semestre de 2010. O(a) participante pode optar por realizar sua matrícula em todo o evento (com um desconto especial!) ou apenas no(s) módulo(s) que quiser.

Realização

Data de início: 05/04/2010

Data de término: 13/11/2010

Dias do evento:

Módulo 1 – 05/04 a 24/04/10 matrículas até 08/04

Módulo 2 – 26/04 a 15/05/10 matrículas até 30/04

Módulo 3 – 17/05 a 05/06/10 matrículas até 18/05

Módulo 4 – 07/06 a 26/06/10 matrículas até 09/06

Módulo 5 – 23/08 a 11/09/10 matrículas até 25/08

Módulo 6 – 13/09 a 02/10/10 matrículas até 15/09

Módulo 7 – 04/10 a 23/10/10 matrículas até 06/10

Módulo 8 – 25/10 a 13/11/10 matrículas até 27/10



Horário: Livre

Carga horária: 48 horas (8 tópicos de 6 horas cada )

Local: Plataforma Moodle – Modalidade de Ensino a Distância - EAD (www.moodle.unisinos.br)

Veja o Passo-a-passo para acessar a plataforma Moodle.

Acesse o Moodle: http://www.moodle.unisinos.br

Clique em acesso. Em nome do usuário e senha você deve colocar o mesmo usado no Portal MINHA UNISINOS;

Complete o formulário de cadastro pessoal no ambiente Moodle que irá ser apresentado;

No final clique em Atualizar Perfil.

Objetivo

Objetivo geral
Formar uma visão global dos enfoques que os diferentes autores propiciam, permitindo prospectar novas interpretações e ações rumo a uma economia social e eticamente regulada.

Objetivos específicos
- Compreender as principais ideias dos autores abordados;

- Empreender uma discussão sistemática sobre temas relacionados com os autores clássicos e contemporâneos da economia;

- Desenvolver uma visão global da economia clássica e suas implicações no cotidiano;

- Debater sobre as possibilidades e os limites de uma economia social e eticamente regulada.

Público-alvo
Comunidade acadêmica da Unisinos e público em geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Informação & Conhecimento