01 de junho de 2010 0h 00
O Ministério Público Federal (MPF) no Pará lança hoje a campanha Carne Legal, pelo consumo consciente de produtos de origem bovina. O objetivo é alertar para as ilegalidades observadas na cadeia da pecuária - como o desmate de floresta para colocar pecuária no local - e para a necessidade de os consumidores cobrarem informações a respeito da origem da carne que compram nos supermercados.
A campanha será veiculada em todo o Brasil. Haverá peças gráficas, três filmes de 30 segundos para veiculação na televisão e três spots para rádio.
O material vai mostrar a ligação entre carne, fazendas ilegais, desmatamento, trabalho escravo e lavagem de dinheiro. As peças também estão disponíveis na internet (www.carnelegal.mpf.gov.br). Há um ano, denúncias da ONG Greenpeace relacionaram a pecuária com a derrubada da floresta. Foi quando o MPF no Pará moveu ações civis contra pecuaristas e frigoríficos. Depois, o MPF firmou um acordo com o setor. Em abril, empresas que usam couro, como Adidas e Nike, afirmaram que poderão cancelar compras se não houver comprovação da origem do produto.
Começa reunião do clima em Bonn
Bonn, na Alemanha, recebe até dia 11 de junho a reunião preparatória para a Conferência do Clima (COP-16) que será realizada em dezembro em Cancún, no México. Ativistas da ONG Oxfam protestaram contra a falta de um acordo em Copenhague e pediram mais ação desta vez.
SUSTENTABILIDADE
Hotel cria calculadora para compensar CO2
O hotel Hilton São Paulo Morumbi, na Marginal do Pinheiros, criou uma ferramenta para compensar parte das emissões de gases-estufa decorrentes de eventos realizados no local. Com o uso de um programa, o responsável pelo evento pode adquirir créditos de carbono de uma hidrelétrica localizada em Santa Catarina. Baseada em padrões internacionais, a ferramenta avalia a média de emissão de carbono para cada variável envolvida no evento: transporte, alimentação, número de pessoas, entre outros. A rede de hotéis estipulou metas ambientais para 2014, que incluem a redução de 20% no consumo de energia e na emissão de gases de efeito estufa.
AQUECIMENTO
Cientista quer agência de clima
Suzana Kahn, presidente do Painel Brasileiro de Mudança Climática (PBMC), defende que o País tenha uma agência para cuidar das questões climáticas. "Tem de ser uma política de governo, e não do ministro que grita mais alto", afirma.
/ AFRA BALAZINA e ANDREA VIALLI
Carta da Terra
"Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações." (da CARTA DA TERRA)
Seqüestro de Carbono Abalado & AGUAPÉ
ResponderExcluirPrezados Cidadãos Brasileiros,
A Equipe BR do AGUAPÉ tem a informar que se a previsão dos Cientistas (Link da Matéria: http://noticias.ambientebrasil.com.br/?p=55490) estiverem corretas os Solos Agrícolas tendem a se tornar estéreis em Grande Parte do Planeta Terra – aí caberá imensos INVESTIMENTOS para a sua RECUPERAÇÃO.
Aqui no Brasil temos uma SAÍDA a CUSTO quase que ZERO – A PRODUÇÃO & INDUSTRIALIZAÇÃO do AGUAPÉ, em Grande ESCALA.
Tenho ALERTADO a Sociedade Brasileira, em especial os nossos Governantes & Parlamentares, de que a Implementação de Muitos Milhares de Pequenos Açudes & Pequenas Barragens podem contribuir para RESOLVER / DIMINUIR as CONSEQÜÊNCIAS das ESTIAGENS que tem PREJUDICADO a Produção Agropecuária Brasileira e simultaneamente podem servir para a PRODUÇÃO & INDUSTRIALIZAÇÃO do AGUAPÉ, em Grande ESCALA – o AGUAPÉ poderá ser Empregado de IMEDIATO para devolver a Matéria ORGÂNICA ao SOLO AGRÍCOLA, permitindo a Melhor Preservação da Flora Microbiológica dos SOLOS Agrícolas, podendo, também, ser aplicado na Produção de Pellets (Equivalente a Lenha) ou Produção de Carvão Vegetal, Produção de Farelo (Equivalente ao Farelo da Soja), entre muitas outras aplicações (o AGUAPÉ tem mais de Mil e Uma Utilidade, sem UTOPIA).
A Implementação da PRODUÇÃO & INDUSTRIALIZAÇÃO do AGUAPÉ, em Grande ESCALA é a ALTERNATIVA ÚNICA á Tradicional Produção do Carvão Vegetal, a Monocultura da Soja e Produção Pecuária Extensiva, podendo se tornar DECISIVO no Desenvolvimento SOCIAL & Econômico do Brasil, de FATO, SUSTENTÁVEL.
NOTA 01: se VOCÊ se tornou um Interessado pelo AGUAPÉ, entre em contato com a Equipe BR do AGUAPÉ, através do nosso e-mail: missao.tanizaki@gmail.com.
NOTA 02: muita SOLUÇÃO pode vir do Próprio Povo Brasileiro e por essa razão pedimos que VOCÊ avalie o que apresentamos e se julgar oportuno nos apresente as suas manifestações (Comentários & Sugestões). – elas serão sempre Bem Vindas e a Sociedade Brasileira em breve AGRADECERÁ por isso.
Nota 03: “Quando Sonhamos Sozinhos é só um sonho, mas quando Sonhamos Juntos é o início de uma Nova Realidade” (D. Helder Câmara).
TENDÊNCIA: é favorável ao AGUAPÉ. Caso o MUNDO não parar de “CRESCER” a Produção & Industrialização do AGUAPÉ vai ser MAIS NESCESSÁRIO, pois as POLUIÇÕES tenderão à “CRESCER”
ALERTA: NÃO VOTE em POLÍTICOS NÃO-ÉTICOS que PROMETEM e NÃO CUMPREM – Já sabe qual o CANDITADO / 2010 em que Deve VOTAR ? ? ? ? ? ?
Um Abraço Fraterno aos Interessados pelo AGUAPÉ,
MISSAO TANIZAKI
Servidor Público Federal
Bacharel em Química
missao.tanizaki@gmail.com
Equipe BR do AGUAPÉ
TUDO POR UM BRASIL & MUNDO MELHOR