Carta da Terra

"Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações." (da CARTA DA TERRA)

Feicorte 2010, a feira da pecuária de corte sustentável //// Portal Fator Brasil

De 15 a 19 de junho [terça a sábado] , a pecuária brasileira e do Exterior estarão voltadas para a Feicorte 2010 – 16ª Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne, que será realizada no Centro de Exposições Imigrantes, na capital paulista. Maior evento indoor do setor, referência no País e no mundo, escolheu a sustentabilidade como tema central.

Décio Ribeiro dos Santos, diretor do Agrocentro, estima a presença de mais de 25 mil visitantes nacionais e estrangeiros. O destaque desta edição é o Brahman que terá seu estande montado no Pavilhão de Sustentabilidade Brahman World. No local, serão realizados os julgamentos da raça em uma pista exclusiva, de 806 metros quadrados. Nesse espaço, grandes empresas do agronegócio mostrarão novidades e iniciativas direcionadas à sustentabilidade.

A feira vai reunir em 50.000 metros quadrados cerca de 4.000 animais de 20 raças de corte, de criatórios de todo o Brasil, dentre estas, as raças Brahman, Nelore (padrão e mocho), Santa Gertrudis, Sindi, Tabapuã, Canchim, Limousin, Simental, Simbrasil, Angus, Bonsmara, Caracu, Senepol, Wagyu, Guzerá, Brangus, Hereford e Braford.

Além de julgamentos, estão agendados 12 leilões com oferta de genética de ponta. Destes, um é de cavalos da raça Árabe e os demais, de gado de corte das raças Angus, Brahman, Simental, Simbrasil, Guzerá, Hereford, Braford, Nelore, Guzerá e Senepol. “O mercado está aquecido, o que sinaliza a perspectiva de bons negócios”, prevê Décio Ribeiro dos Santos, diretor do Agrocentro.

A feira contará com a participação de 240 empresas expositoras dos segmentos de genética, saúde, nutrição e reprodução animal, insumos, mídia, dentre outros, além de instituições de pesquisas e universidades.

Eventos paralelos - A programação técnica da Feicorte 2010 terá cerca de 120 eventos paralelos, abordando assuntos atuais e estratégicos de grande interesse do público presente à feira. Dentre os destaques deste ano estão o Congresso Feicorte NFT 2010, o Congresso de Pecuária Sustentável e o Fórum Canal Rural ABMR&A.

Panorama nacional e mundial da carne, aspectos relacionados à reprodução, genética, sanidade, manejo, mercado, gestão econômica, financeira, administrativa e ambiental são os enfoques do Congresso Feicorte NFT 2010. O evento é organizado pela NFT Alliance e conta com palestrantes de vários elos da cadeia produtiva da carne.

O 1º Congresso de Pecuária Sustentável, promovido pela Associação dos Profissionais de Pecuária Sustentável – APPS, terá a presença de palestrantes do Cena/USP, Scot Consultoria, Agrobrasconsult, Embrapa e Bigma Consultoria. Serão abordados temas como a influência da pecuária brasileira sobre o total de emissões de gases do efeito estufa e outros assuntos relacionados à sustentabilidade.

Discutir sobre o marketing na cadeia do agronegócio, com a participação de grandes players do mercado, é a proposta do Fórum Canal Rural ABMR&A. O evento será realizado dia 17 de junho, com palestras técnicas, pela manhã, antecedendo ao fórum, que será na parte da tarde.

“Especialistas de universidades, entidades de pesquisa e empresas vão abordar vários aspectos da sustentabilidade pecuária, como o uso de tecnologia de ponta, redução do impacto da pecuária de corte sobre o ambiente, atendimento às premissas de bem-estar animal e social, gestão e rentabilidade econômica”, antecipa Santos.

“Para isso, precisamos atender os requisitos de segurança alimentar, produzindo a baixo custo, dentro dos critérios de sustentabilidade”, observa e acrescenta que a Feicorte 2010 será bastante oportuna para promover um amplo debate sobre esse tema. Também estão previstos mais três eventos importantes: o Workshop WWF - World Wildlife Fund, o Workshop Pecuária Brasileira e Sustentabilidade para Jornalistas e o Workshop Pesquisas do Instituto de Zootecnia em Gado de Corte.

A agenda tem ainda três palestras com os seguintes temas: Aftosa - Futuro do Programa de Erradicação (Conselho Nacional de Pecuária de Corte – CNPC); Confinamento sem Volumosos - A Dieta do Milho Inteiro (Agrocria); e Aspectos Relevantes da Química da Cachaça (Cachaça Mulata).

Completam a grade eventos os cursos: Gestão Visível: Foco no Resultado (Scot Consultoria); Curso de Morfologia e Julgamento – Canchim, Santa Gertrudis, Simbrasil e Simental (Progênie Genética); Curso de Morfologia e Julgamento das Raças Zebuínas – Corte (coordenação: Agrocentro, Associação Brasileira de Criadores de Zebu - ABCZ e Progênie Genética).

Números de 2010*
Área: 50.000 m²
Visitantes: Mais de 25.000
Animais: Mais de 4.000
Raças: 20
Criadores: 450 Expositores: 240
Leilões: 14
Eventos paralelos: 120.
* Estimativa.

Números de 2009: Área: 40.000 m²
Visitantes: 23.000
Animais: 3.500
Raças: 18
Criadores: 250
Expositores: 200
Leilões: 13
Eventos paralelos: 115.
.[ 16ª Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne (Feicorte), de 15 a 19 de junho ( terça a sábado), das 9h às 20h, no Centro de Exposições Imigrantes – km 1,5 da Rodovia dos Imigrantes. Entrada gratuita. Programação: [ www.feicorte.com.br].

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Informação & Conhecimento