Carta da Terra

"Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações." (da CARTA DA TERRA)

COP-16: ‘Segundo período de Kyoto ainda está indefinido’, diz Izabella Teixeira, ministra do Meio Ambiente

Publicado em dezembro 8, 2010 by HC
A ministra do meio Ambiente do Brasil, Izabella Teixeira, disse que conversa com países até o final da noite desta terça-feira (7) para tentar resolver o impasse sobre um segundo período de metas do Protocolo de Kyoto, mas que a questão ainda está indefinida. Brasil e Reino Unido estão encarregados de dialogar com os países para discutir suas limitações quanto ao prolongamento do tratado e buscar soluções.

“Estamos dialogando para ver quais são as limitações dos países [para não aceitarem um segundo período de comprometimento]. Já nos reunimos com o G77, o grupo africano, com os japoneses e com russos. Agora o embaixador Figueiredo está com a UE e ainda vamos falar com a China”, contou a ministra. Reportagem de Lilian Ferreira, do UOL Ciência e Saúde, em Cancún (México).

Segundo Teixeira, o Brasil foi escalado para participar da primeira etapa na busca de um acordo, que é fazer diálogos de facilitação. “Estamos nesta mobilização para mostrar para a presidência da COP quais são as questões políticas. Não vamos escrever texto, não estamos negociando texto”.

Japão, Rússia e Canadá colocaram-se contra um segundo período do protocolo, e só aceitam novas metas de redução dos gases do efeito estufa se todos os países também se comprometerem com metas. No primeiro período, países desenvolvidos, com exceção dos EUA, foram obrigados a cortar suas emissões em, pelo menos, 5% de 2008 a 2012, com relação a 1990. Segundo os japoneses, o protocolo só engloba 27% das emissões mundiais.

“Todo mundo entende que é importante ter um segundo período, mas estamos discutindo como isso pode ser feito. Ainda precisamos ouvir mais países. E é ela quem deve se pronunciar sobre o assunto”, concluiu.

A presidência mexicana da Conferência, Patricia Espinosa, exigiu esforços com mais urgência para alcançar um acordo no final da semana. Para isso, duplas de países (um desenvolvido e outro em desenvolvimento) foram escaladas para mediar discussões em busca de consenso.

Metas globais a longo prazo ficaram a cargo de Suécia e Granada; a ajuda para adaptação às mudanças climáticas em países pobres fica com Espanha e Argélia; divergências sobre financiamento serão discutidas com Austrália e Bangladesh; e o controle e transparência das emissões serão mediados por Nova Zelândia e Indonésia.
EcoDebate, 08/12/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Informação & Conhecimento