Carta da Terra

"Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações." (da CARTA DA TERRA)

Scania participa de fórum sueco-brasileiro com foco em desenvolvimento urbano sustentável

Entre os dias 6 e 10 de dezembro, as capitais Recife, Salvador e Fortaleza sediam o SymbioCity, fórum promovido pela embaixada da Suécia e pelo Conselho de Comércio Exterior da Suécia no Brasil. O evento promove debates e discussões sobre conceitos de sustentabilidade urbana.

A Scania participará do evento apresentando suas soluções para o transporte sustentável em grandes centros urbanos incluindo os ônibus movidos a etanol e os chassis para uso em operações BRT - Bus Rapid Transit.

Os ônibus a etanol Scania são equipados com motores de 9 litros e 270 cavalos de potência que são abastecidos com combustível renovável bioetanol, hidratado com 5% de aditivo promovedor de ignição (ED95) que atende às exigências européias de emissão de poluentes EURO 5, que entrará em vigor no Brasil apenas em 2012, e o EEV (Enhanced Environmentally Friendly Vehicles), norma obrigatória em países da União Europeia. O Etanol é um combustível ideal para aplicação no Brasil, com matéria-prima abundante, elevada capacidade produtiva, além da facilidade de manuseio e armazenamento.

A Scania tem larga experiência na utilização do etanol como combustível renovável, adquirida há mais de 20 anos com veículos em circulação na Europa. Esta experiência e a disponibilidade da tecnologia em escala comercial foram os motivadores do acordo assinado dia 25 de novembro em São Paulo entre a empresa, a Prefeitura, a Única - União da Indústria de Cana de Açúcar, a Cosan e a Metropolitana, operadora de transportes com sede em Recife, que também opera no sistema urbano de São Paulo - Capital, para o fornecimento de 50 veículos.

O evento SymbioCity acontece este ano estrategicamente na região nordeste, um dos principais pólos de desenvolvimento do Brasil, com grande perspectiva de crescimento em infraestrutura fundamentada não só pelos programas de incentivo de todas as instâncias de governo - federal, estadual e municipal, como também por eventos como a Copa do Mundo.

Por isso, além dos ônibus a etanol, a Scania também trabalha com a solução BRT, um sistema integrado de transporte baseado na alta capacidade de passageiros, ideal para promover a mobilidade em grandes centros e atender eventos de grande porte como a Copa do Mundo. Entre as vantagens do BRT estão a rapidez, o conforto, confiabilidade e, principalmente, a redução nas emissões de poluentes.

"Para a Scania o etanol é entre as tecnologias voltadas ao transporte sustentável a que possui melhores perspectivas para implementação e obtenção de resultados imediatos para diminuir o nível de emissões, podendo chegar a 90% de redução no caso do CO². Acreditamos no etanol e em outras alternativas, como o BRT, ambos excelentes soluções não apenas por suas qualidades ambientais, mas também pela sua viabilidade em relação à disponibilidade e implementação." afirma Sven Antonsson, presidente da Scania Latin América.

A linha completa de chassis para ônibus Scania oferece produtos destinados a aplicações urbanas, intermunicipais e rodoviárias. Os veículos Scania são conhecidos mundialmente pela sua performance, confiabilidade e economia operacional. Para o uso em operações de BRT a Scania oferece chassis para veículo de 12 metros 4x2, o exclusivo chassis de 15 metros com 3º eixo direcional e duas opções para ônibus articulados: o modelo tradicional com 18,6 metros e o também exclusivo com 20,3 metros com 4 eixos, com capacidade para 190 passageiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Informação & Conhecimento