Carta da Terra

"Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações." (da CARTA DA TERRA)

Londres terá hoje novo ônibus movido a hidrogênio

Está sendo lançado hoje, em Londres, um novo ônibus movido a hidrogênio. Ele faz parte de um projeto maior que prevê o lançamento de mais sete em meados de 2011. O novo veículo vai circular numa zona turística da cidade que passa por Covent Garden e pela Torre de Londres. Junto com o novo ônibus será inaugurada também a maior estação de abastecimento de hidrogênio da cidade, que ficará em Leyton, na zona leste.

O projeto está sendo descrito como um trampolim para a implantação da tecnologia em todo o resto do país. A nova atração, no entanto, só começará a transportar passageiros amanhã. Ele libera vapor d`água a partir do cano de descarga e pode funcionar por até 18 horas sem necessidade de reabastecimento.

- Estamos lançando a próxima geração de ônibus a hidrogênio depois de vários anos de estudo. Se tudo correr bem, como esperamos, vamos ampliar a frota - explicou o porta-voz da Transport for London, David Edwards.

O ônibus contém baterias que podem armazenar a eletricidade gerada pela célula de combustível de hidrogênio. Um dispositivo que combina hidrogênio e oxigênio para produzir energia e água como subproduto. Como resultado, ele pode fazer viagens muito mais longas do que faziam os protótipos lançados em 2003, como parte de um projeto da União Europeia. Os novos ônibus foram projetados pelo mesmo consórcio de empresas que lançou uma frota com 39 veículos durante as Olimpíadas de Inverno, em Vancouver.

Cerca de 4.300 mortes são causadas anualmente em Londres por conta da má qualidade do ar. Essa tecnologia resolve boa parte do problema. Entretanto, um obstáculo chave para lançar o ônibus em todo o Reino Unido é o custo, mas Edwards está otimista de que a situação vai melhorar em breve.

- Essa é uma tecnologia muito nova e esses ônibus ainda são mais caros do que os tradicionais veículos à diesel, mas com o tempo a tendência é termos preços bem mais competitivos - disse Edwards.

Em maio de 2003, Madri se tornou a primeira cidade no mundo a ter um serviço regular e ônibus movido a hidrogênio. Hamburgo veio em seguida, começou em 2006 e pretende colocar 14 ônibus na estrada até 2016. Mas o maior projeto mundial para uso de hidrogênio fica na Califórnia, é a Estrada de Hidrogênio, que até agora construiu 30 postos de abastecimento. Em dezembro de 2009, Amsterdam lançou um passeio de barco movido a hidrogênio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Informação & Conhecimento