Carta da Terra

"Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações." (da CARTA DA TERRA)

Pesquisa revela índice e perfil do consumo consciente no Brasil

O estudo mapeou o perfil dos consumidores e a preocupação destes com a Responsabilidade Social

Empresarial (RSE), em 12 capitais e regiões metropolitanas...

 16/12/2010 - 10h48m
Fonte: Tatiana Félix - Adital
Os Institutos Ethos e Akatu divulgaram dia (14), em São Paulo, a pesquisa "O Consumidor Brasileiro e a Sustentabilidade: Atitudes e Comportamentos frente o Consumo Consciente, Percepções e Expectativas sobre a Responsabilidade Social Empresarial. Pesquisa 2010".

O estudo mapeou o perfil dos consumidores e a preocupação destes com a Responsabilidade Social Empresarial (RSE), em 12 capitais e regiões metropolitanas do Brasil. Foram ouvidas 800 pessoas maiores de 16 anos.

A pesquisa revelou que o índice de consumidores conscientes no país permanece em 5%. Apesar de parecer um número baixo, os institutos comemoram a permanência da taxa, já que considerando o crescimento da população, a permanência do índice significa que houve, na verdade, um aumento de aproximadamente 500 mil consumidores conscientes.

Consumidor consciente é aquele que busca o equilíbrio entre a sua satisfação pessoal, a preservação do meio ambiente e o bem-estar da sociedade, refletindo sobre o que consome e prestigiando empresas comprometidas com a responsabilidade social.

No entanto, a mesma pesquisa verificou um aumento de 25 para 37% no volume total de consumidores considerados "indiferentes", ou seja, aqueles que estão no oposto do comportamento sustentável. O aumento na massa destes consumidores se deve, segundo a pesquisa, ao maior poder aquisitivo de pessoas que chegaram à classe C. Estima-se que entre 2003 e 2009, 29 milhões de pessoas, em média, passaram a fazer parte deste grupo que é chamado de "a nova classe média brasileira".

A pesquisa constatou que o termo Sustentabilidade ainda desperta pouco interesse na população, talvez pela dificuldade de ser compreendido e praticado. De acordo com a análise, 56% dos consumidores nunca ouviram falar em Sustentabilidade. E entre aqueles que dizem conhecer o termo, 21% não conseguem dar uma definição para ele. Outros 19% têm uma compreensão incorreta do assunto.

Apenas 16% dos entrevistados disseram se interessar por Responsabilidade Social Empresarial e buscar informações sobre o assunto. Neste quesito, destacam-se consumidores universitários e os pertencentes às classes A e B. A pesquisa mostrou que os consumidores estão atentos às empresas mais responsáveis e que também repudiam a propaganda enganosa.

Com base nesta questão, a pesquisa apontou a necessidade de se desenvolver legislações e políticas públicas que induzam nos consumidores e nas empresas, comportamentos que gerem práticas mais sustentáveis. A diminuição da pobreza e o consequentemente aumento no número de pessoas com maior poder de consumo exigirão o desenvolvimento de medidas que estimulem práticas conscientes de consumo, de maneira a formar uma sociedade sustentável.

Neste sentido, a pesquisa questionou quais medidas as empresas estariam adotando, no momento de divulgar seus produtos e serviços, para gerar comportamentos de consumo mais conscientes. E concluiu ressaltando a necessidade de se separar a idéia de que ‘o aumento do consumo gera maior felicidade’, já que "o crescimento da sociedade de consumo, é incompatível com o duplo objetivo de "inclusão social com sustentabilidade".

O estudo finaliza recomendando que a Sustentabilidade, o Consumo Consciente e a RSE precisam ser traduzidas de forma prática e com propostas concretas, e ressaltaram que tais medidas devem ser percebidas pelo público como uma boa alternativa ao consumismo vazio e insustentável.

Mais informações, acesse: http://www.akatu.org.br/

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