Carta da Terra

"Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações." (da CARTA DA TERRA)

Países da Bacia Amazônica relançam agenda para desenvolvimento sustentável

Notícia

As oito nações sul-americanas que integram a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) acordaram nesta terça-feira em Lima impulsionar uma agenda estratégica que permita o desenvolvimento sustentável da bacia e o aproveitamento responsável de seus recursos naturais.
Os chanceleres de Venezuela, Nicolás Maduro, e Peru, José Antonio García Belaúnde, lideraram a décima reunião da OTCA, um encontro no qual também estiveram presentes altos funcionários das chancelarias de Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana e Suriname.

García Belaúnde explicou que a reunião foi dedicada a desenhar a agenda estratégica de cooperação em torno do desenvolvimento sustentável, em curto e médio prazo, e no respeito à diversidade ambiental e cultural dos povos que habitam a bacia do rio Amazonas.

O ministro peruano acrescentou que os estados amazônicos se comprometeram a fortalecer e ampliar o diálogo para proteger esse meio ambiente, após completar 30 anos de vigência do tratado.

Maduro disse, por sua parte, que existe um conjunto de iniciativas em saúde, troca cultural e desenvolvimento de transporte e navegação a favor dos 788 grupos originais que habitam a bacia.

A reunião anterior de chanceleres da OTCA foi realizada na cidade peruana de Iquitos, nas margens do Amazonas, há cinco anos, lembrou García Belaúnde ao anunciar que o encontro desta terça-feira foi um relançamento desta organização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Informação & Conhecimento