Carta da Terra

"Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações." (da CARTA DA TERRA)

Seis municípios representam 25% do PIB, diz IBGE

SP ainda é a principal economia, mas viu sua participação encolher de 12,1% para 11,8% entre 2007 e 2008
 Jacqueline Farid, da Agência Estado

RIO - Os seis municípios com as maiores participações no Produto Interno Bruto (PIB) do País, todos capitais, representavam, em 2008, aproximadamente 25% do PIB brasileiro: São Paulo (SP), 11,8%; Rio de Janeiro (RJ), 5,1%; Brasília (DF), 3,9%; Curitiba (PR), 1,4%; Belo Horizonte (MG),1,4% e Manaus (AM), 1,3%. São Paulo, apesar de se manter como a principal economia, perdeu participação no PIB brasileiro de 2007 (12,1%) para 2008. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira, 10, na pesquisa PIB dos Municípios, realizada pelo IBGE.

O levantamento mostra que os 1.313 municípios com os menores PIB (onde residiam 3,4% da população) respondiam por apenas 1% do PIB do país. "A concentração permanece semelhante à dos anos anteriores", observam os técnicos do instituto no documento de divulgação da pesquisa.

Os cinco municípios de menor PIB em 2008 foram: Areia de Baraúna (PB), São Luis do Piauí (PI), São Félix do Tocantins (TO), Santo Antônio dos Milagres (PI) e São Miguel da Baixa Grande (PI), em ordem decrescente.

De acordo com a pesquisa, de 2007 para 2008, Campos dos Goytacazes (RJ) apresentou o maior ganho de participação porcentual no PIB do País, de 0,8% para 1,0%, "devido ao aumento de produção de petróleo e gás natural e à alta do preço do petróleo".

Por sua vez, o município de São Paulo, "com economia extremamente integrada à do Estado", perdeu participação principalmente em alguns segmentos da indústria de transformação, como o de metalurgia básica - não ferrosos, produtos farmacêuticos, indústria de máquinas para escritório e equipamentos de informática. Nos serviços, houve perdas em alguns itens do varejo (revendedores de veículos e distribuição de combustíveis).

No que diz respeito ao PIB per capita, o município de São Francisco do Conde (BA) tem o maior do País (R$ 288.370,81). A coordenadora da pesquisa, Sheila Zani, ressalta que o resultado do PIB per capita representa a geração de riqueza nos municípios dividida pela população e não revela a riqueza apropriada. Ou seja, muitas vezes o tamanho da população é que determina a posição de determinado município no ranking. São Francisco do Conde, por exemplo, tem baixa densidade demográfica e abriga a segunda maior refinaria em capacidade instalada de refino do País.

O Município de Jacareacanga (PA), localizado no sudoeste do Estado e na divisa com o Amazonas e Mato Grosso, possuía, em 2008, o menor PIB per capita (R$ 1.721,23) entre os 5.564 municípios brasileiros. Os técnicos do IBGE explicam que esse município tinha, aproximadamente, 60% da sua economia dependente da administração pública e alto grau de dependência de transferências governamentais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Informação & Conhecimento