Carta da Terra

"Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações." (da CARTA DA TERRA)

Coca-Cola comemora os primeiros resulta dos de sua PlantBottle

Lançada em março deste ano, a PlantBottle é a primeira garrafa tipo PET do mundo feita parcialmente de etanol de cana.

Surpresa geral. Em apenas duas palavras, foi esse o efeito causado pela Coca-Cola Brasil com o lançamento pioneiro da PlantBottle na América Latina. Feita de PET no qual o etanol da cana-de-açúcar substitui parte do petróleo utilizado como insumo, a embalagem reduz a dependência da empresa em relação a recursos não renováveis e diminui em até 25% as emissões de CO2. A expectativa é que, já neste ano, a produção inicial das garrafas PlantBottle resulte na redução de uso de mais de 5 mil barris de petróleo.

O desenvolvimento da tecnologia para a embalagem foi liderado pela The Coca-Cola Company, em Atlanta, e começou há três anos. "Ao substituir parte do petróleo usado na fabricação do PET por etanol de cana-de-açúcar, um recurso absolutamente renovável e abundante no Brasil, a Coca-Cola inaugura uma nova era para as embalagens plásticas e fomenta a geração de empregos no país com a modernização do setor sucro-alcooleiro nacional", destaca Rino Abbondi, vicepresidente de Técnica e Logística da Coca-Cola Brasil. A cana-de-açúcar utilizada para produzir a PlantBottle provém de fornecedores auditados que operam essencialmente com irrigação natural (chuva) e colheita mecânica.

A inovação

Sem nenhuma alteração em suas propriedades químicas, cor, peso ou aparência em relação ao PET convencional, a PlantBottle é 100% reciclável e entrou, desde sua chegada, na cadeia de reaproveitamento de materiais já existente no país. A garrafa começou a ser comercializada em abril, nas embalagens de Coca-Cola de 500 ml e 600 ml, no Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Recife e Porto Alegre.

Segundo Abbondi, atualmente, a PlantBottle está sendo comercializada em dez cidades e, em 2011, deverá ser expandida para todo o país, sempre com foco nos tamanhos 500 ml e 600 ml. A meta da empresa é, até 2014, ter 100% de suas garrafas PET no Brasil
fabricadas na versão PlantBottle.

Para saber mais: www.cocacolabrasil.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Informação & Conhecimento