Carta da Terra

"Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações." (da CARTA DA TERRA)

Setor de transportes está lento demais no combate ao aquecimento global

Por Fabiano Ávila, da CarbonoBrasil A indústria dos transportes foi convocada a incrementar seus esforços para reduzir emissões depois que um novo estudo mostrou que a maioria das companhias do setor tem falhado em adotar estratégias para mitigar as mudanças climáticas.


O relatório do Carbon Disclosure Project (CDP) revelou que apenas 36% das empresas de transportes implementaram planos de redução de emissões.

O CDP afirma que esse pequeno engajamento já está transformando o setor em um dos vilões do aquecimento global. A indústria do transporte é hoje responsável por 13% das emissões de gases do efeito estufa do planeta e por até 60% do consumo de petróleo em países desenvolvidos.

As empresas Européias e Sul-americanas se colocam um pouco melhorem termos de estabelecer metas de emissão. Na América do Sul 60% das empresas tem planos de redução, na Europa são 52%. Nos Estados Unidos esse número não passa de 47%.

“Regulamentação é um dos fatores principais para melhorar esse setor. Na Europa leis não faltam, mas nos EUA ainda há muito lobby contrário a qualquer tipo de controle”, explicou Joanna Lee, do CDP.
Os transportes viários contam por 80% das emissões de todo o setor, seguido pelos aéreos com 13% e marítimo com 7%.

(Envolverde/CarbonoBrasil)

Um comentário:

  1. PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE PRODUTORES RURAIS

    A Federação da Agricultura do Estado do Espírito Santo (FAES), através de seu Conselho de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (COMARH), com o apoio do Núcleo de Estudos em Percepção Ambiental / NEPA, está iniciando uma pesquisa (inéditas e em âmbito estadual) voltada ao estudo da percepção ambiental dos produtores rurais. Entre outros objetivos, a pesquisa visa assegurar à FAES informações adicionais para seu programa de conscientização ambiental do segmento dos produtores rurais. É pretensão do NEPA levar (posteriormente) esta importante pesquisa para outros Estados de modo a, progressivamente, ter o cenário da percepção ambiental nacional do segmento O NEPA acaba de concluir na Região da Grande Vitória (ES), pesquisa também inédita para a região, um estudo da percepção ambiental da sociedade frente à problemática (causas, efeitos, prós e contras) das mudanças climáticas.

    Roosevelt S. Fernandes, M. Sc.
    Núcleo de Estudos em Percepção Ambiental / NEPA
    roosevelt@ebrnet.com.br

    ResponderExcluir


Informação & Conhecimento