Carta da Terra

"Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações." (da CARTA DA TERRA)

Petrobras faz parceria para produzir etanol celulósico do bagaço da cana

SOCIEDADE SUSTENTAVEL 24/08/2010
A Petrobras America assina contrato com a KL Energy Corporation para desenvolvimento e otimização da tecnologia da KLE de processamento de etanol celulósico a partir do bagaço da cana. A Petrobras vai investir US$ 11 milhões no projeto. Os recursos serão usados para adaptar o planta piloto da KLE destinada a processar o bagaço e validar, por meio de testes, o processo para a produção de etanol celulósico.


O contrato prevê o desenvolvimento pelas duas companhias de uma usina capaz de produzir em escala industrial o etanol celulósico. A unidade deve entrar em operação em 2013 e será totalmente integrada a uma usina de cana-de-açúcar pertencente ao Grupo Petrobras, no Brasil. O prazo inicial do contrato de 18 meses prevê exclusividade mútua na área de desenvolvimento de etanol celulósico a partir do bagaço de cana e oferece à Petrobras a opção de obter uma licença para utilizar a tecnologia da KLE nos ativos do Grupo Petrobras.

A última geração do processo da KLE traz importantes melhorias em comparação com a primeira geração da tecnologia, implementada em 2008 na unidade de demonstração da empresa localizada em Upton, estado de Wyoming (EUA). A planta utiliza resíduos de madeira como matéria-prima e pode ser otimizada para utilizar vários tipos de matérias-primas.

Com a parceria, a Petrobras busca desenvolver mais uma alternativa para produção de biocombustíveis e produtos químicos renováveis e sustentáveis, de forma complementar às iniciativas em andamento, como, por exemplo, as pesquisas com microalgas para produção de óleo.

O presidente da Petrobras Biocombustíveis, Miguel Rossetto, diz que a companhia vê o etanol celulósico como uma tecnologia promissora para aumentar a produção de etanol em cerca de 40% sem aumentar a área plantada, além de melhorar a sustentabilidade de suas usinas. “O contrato com a KLE irá acelerar esse esforço de desenvolvimento", afirma.

"O Brasil é líder mundial na produção de biocombustíveis competitivos de biomassa, e acreditamos que o bagaço de cana seja uma matéria-prima adequada para o nosso processo. A KLE pretende estar na vanguarda do mercado emergente de etanol celulósico no Brasil", diz presidente da KL Energy Corporation, Peter Gross.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Informação & Conhecimento