Carta da Terra

"Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações." (da CARTA DA TERRA)

Produção sustentável de florestas é incentivada no PR >>> Portal do Agronegócio

Programa Desenvolvimento Florestal capacita agricultores, pecuaristas e investidores de Guarapuava
Portal Dia de Campo
Agricultores, pecuaristas e investidores de Guarapuava (PR) participam nesta terça-feira, 3 de agosto, do segundo curso do Programa Desenvolvimento Florestal. A iniciativa, inédita no centro-oeste do Paraná, tem o objetivo de incentivar a sustentabilidade da cadeia produtiva agrossilvipastoril em relação à demanda de madeira. O curso é desenvolvido em parceria com a Cooperativa Agrária, a Golden Tree Reflorestadora, a Santa Maria Cia. de Papel e Celulose e a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).

De acordo com o engenheiro agrônomo Pedro Francio Filho, o foco do programa é capacitar os produtores para a implantação de florestas de maneira menos prejudicial ao meio ambiente. Tendo como uma das principais premissas a recuperação de áreas degradadas, o projeto visa o estímulo do agronegócio sustentável.

Temos mais de 60 milhões de hectares de áreas degradadas no País. Por isso, é de suma importância trabalhar na conservação e na preservação do ambiente. Então o foco é produzir de maneira sustentável. Produzir pensando no meio ambiente — explica.

Nesse módulo do curso, o tema abordado será a condução e o manejo florestal. Serão tratados temas como a coroa, a capina, a adubação de cobertura, a poda, enfim, toda a sequência cronológica necessária para o bom desenvolvimento da floresta. A essas técnicas, alia-se o uso de tecnologias que direcionam a atividade para um desenvolvimento florestal pouco agressivo e de alta produtividade.

Nós temos um pólo consumidor muito grande na região de Guarapuava . A Cooperativa Agrária demanda uma grande quantidade de energia para processar grãos na agroindústria e essa energia provém de energias renováveis, no caso a floresta plantada. Então essa é a importância da compensação florestal. Além disso, cria-se uma consciência ambiental. São aproximadamente 70 agricultores que serão capacitados até o final desse ano. Eles passam por uma sequência de consciência ambiental, de capacitação profissional, de adequação de todo o processo, isso tudo com foco na sustentabilidade — diz o engenheiro agrônomo.

O Programa de Desenvolvimento Florestal já existe em outras regiões do Brasil, mas é uma novidade na região centro-oeste do Paraná.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Informação & Conhecimento