Carta da Terra

"Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações." (da CARTA DA TERRA)

Reforma Agraria, Roberto Campos , anos atrás/Roda Viva

Eis aqui um grande paradoxo:
" Quanto mais se aumenta a mecanização no campo mais se aumenta o desemprego no campo", segundo Roberto Campos.

E é verdadeiro.
Significa dizer toda a cadeia da produção no campo, a logistica , serviços e produção de bens  deve ser criteriosamente avaliada, para que absorva, senão toda, pelo menos a maior parte desta mão de obra que será repentinamente colocada á margem pelo trabalho mecanizado.
E que capacitada seja desde antes de qualquer movimentação.

Como criar novos mercados que levem ao emprego a mão de obra agora excedente? Como capacita-la para os novos meios de produção? E neste meio tempo a transição entre o desligamento, espera, capacitação e reemprego, o que faria e como viveria esta massa de trabalhadores?

Este sim também é  um programa relevante para a nova equipe de  governo.
Nenhum dos candidatos vem á publico falar.

Dilema semelhante ocorre hoje nos EUA, quando se fala em substituição da matriz energética; energia fóssil pela energia renovavel ; qual o tempo necessário deste hiato de transição? Qual o tamanho do impacto na economia neste periodo? Como sobreviver?

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Informação & Conhecimento