Carta da Terra

"Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações." (da CARTA DA TERRA)

Sustentabilidade é tema do Café Filosófico CPFL de maio em Sorocaba /// ROL- Região on line

Série tem curadoria de Samyra Crespo.

No dia 7 de maio, às 19h, o Café Filosófico CPFL em Sorocaba recebe Samyra Crespo, Secretária de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, que abre a série Sustentabilidade aqui e agora: como participar e contribuir para uma sociedade mais justa e um Planeta equilibrado, da qual é curadora.

Os encontros acontecerão às sextas-feiras de maio, no Auditório da CPFL Piratininga, e terão como palestrantes convidados Angélica Moura Goulart, Diretora Executiva da Fundação Xuxa Meneghel; Deise Moreira Paulo, Diretora Executiva da Associação do Patrimônio Privado Natural / Rio de Janeiro; e Victor Zular Zveibil - Superintendente da Área de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente do Instituto Brasileiro de Administração Municipal – IBAM; além da própria curadora.

“Nos últimos 10 anos, estimulados pelos intensos debates sobre as responsabilidades e tarefas que são exigidas para enfrentar a crise ambiental, tem sido destacado o papel e o poder dos indivíduos em operar mudanças por meio de um consumo cada vez mais responsável de bens e serviços. Reconhecer a possibilidade desse protagonismo é o eixo desta série, em oposição à ideia de que apenas processos sociais orientados por políticas públicas podem mudar a realidade. Sem diminuir a importância das esferas política e social coletivas, a discussão que desejamos promover com este módulo aborda aspectos éticos e culturais que orientam as ações dos cidadãos comuns em seu dia a dia. As quatro palestras propostas guardam entre si o mesmo nexo: Como fazer acontecer a sustentabilidade, aqui e agora?”, comenta a curadora.

Samyra Crespo, que atua no Ministério do Meio Ambiente desde 2008, é doutora em história social pela USP e sua vida profissional sempre esteve compartilhada entre pesquisadora titular do Ministério de Ciência e Tecnologia e diretora do Programa de Meio Ambiente e Desenvolvimento do Instituto de Estudos da Religião. Publicou, entre outras obras, O que o brasileiro pensa do meio ambiente e desenvolvimento sustentável, e atua como conselheira de grandes organizações na área de meio ambiente, como o Greenpeace, a ABD e o Instituto Akatu.

A primeira palestra, “Sustentabilidade aqui e agora: mudar hábitos e atitudes no cotidiano”, que abre a série no dia 7 de maio, com Samyra Crespo, pretende mostrar que as mudanças já estão acontecendo e que é possível nos conectarmos com elas, ajudando seu desenvolvimento. No dia 14, a segunda palestra, “Sustentar desde a infância”, com Angélica Moura Goulart, aborda a tarefa nem sempre valorizada de educarmos a próxima geração dentro dos valores identificados como sustentáveis. A terceira, no dia 21, “Conservar o que é nosso - a ética do cuidar”, com Deise Maria Paulo, vai mostrar como é possível contribuir efetivamente para a conservação ambiental, apresentando o crescente e bem sucedido movimento das RPPNs (Reservas Particulares do Patrimônio Natural), mostrando como milhares de proprietários de chácaras, sítios e fazendas estão inovando na responsabilidade socioambiental. No dia 28 de maio, a quarta e última palestra, “Compras Verdes”, com Victor Zular Zveibil, tratará da verdadeira revolução que está ocorrendo no mundo e no Brasil na compra de bens e serviços com critérios de sustentabilidade

O Café Filosófico CPFL em Sorocaba é realizado no Auditório da CPFL Piratininga (Avenida Armando Pannunzio, 1555 - Jd. Romilda). A entrada é gratuita e por ordem de chegada (capacidade: 90 lugares). Mais informações no site www.cpflcultura.com.br ou pelo telefone (19) 3756-8000.

Sustentabilidade
O conceito de sustentabilidade nasceu dentro da disciplina Ecologia de Populações, em que se verificou uma estreita correlação entre a população de seres vivos e o meio natural, surgindo a teoria de que em cada ecossistema se estabelece uma determinada população que não pode extrapolar a capacidade de suporte do meio. A aplicabilidade prática desse conceito teve início nos anos 70 no manejo de áreas protegidas. Aos poucos o que era exclusivamente aplicado na ciência ecológica foi sendo ampliado para as populações humanas até que, em 1992, tornou-se mundialmente conhecido com a proposição do Relatório “Nosso Futuro Comum” de que a crise ambiental sem precedentes na história das sociedades modernas exigia um desenvolvimento sustentável. Com essa proposição, teve início um debate internacional em torno das várias dimensões da sustentabilidade, destacando-se as dimensões econômica, ambiental e social.


Programação

7 de maio – 19h

“Sustentabilidade aqui e agora: mudar hábitos e atitudes no cotidiano”

Samyra Crespo, Secretária de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do Ministério do Meio Ambiente.


14 de maio – 19h

“Sustentar desde a infância”

Angélica Moura Goulart, Diretora Executiva da Fundação Xuxa Meneghel.



21 de maio – 19h

“Conservar o que é nosso - a ética do cuidar”

Deise Moreira Paulo, Diretora Executiva da Associação do Patrimônio Privado Natural / Rio de Janeiro.



28 de maio – 19h

“Compras Verdes”

Victor Zular Zveibil, Superintendente da Área de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente do Instituto Brasileiro de Administração Municipal – IBAM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Informação & Conhecimento