Carta da Terra

"Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações." (da CARTA DA TERRA)

Sarkozy não qure taxar mais Carbono /// Portal Exame Sustentabilidade

por Ana Luiza Herzog
O presidente francês Nicolas Sarkozy foi duramente criticado essa semana por ONGs ambientalistas como Greenpeace, WWF e Amigos da Terra e por Chantal Jouanno, a sua secretária de estado de ecologia. Tudo isso porque o governo francês anunciou nessa quarta-feira que desistiu do seu plano de criar uma taxa de carbono para os consumidores e indústrias francesas.


A taxa, que entraria em vigor a partir de julho, era uma das principais bandeiras da política ambiental de Sarkozy, que prometia conduzir a França a uma nova “revolução industrial”. O partido do presidente, a União por um Movimento Popular (UMP), perdeu no domingo as eleições regionais no país, e muitos dos seus caciques jogaram na taxa a culpa pela derrota. O governo francês, porém, disse apenas que voltou atrás porque a economia do país sairá perdendo se todos os outros países da Europa não entrarem no jogo.

Políticos voltando atrás nas suas promessas não é algo que possamos classificar como original, certo? No segundo semestre do ano passado, em meio ao frenesi pré-Cop 15, Sarkozy alardeava que a França iria liderar a luta para salvar a raça humana do aquecimento global: “É uma questão de sobrevivência … só há um objetivo ( a respeito da taxa): encorajar os consumidores e as empresas a mudar de comportamento”. Ai ai ai …

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Informação & Conhecimento