Carta da Terra

"Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações." (da CARTA DA TERRA)

“Elejor realiza leilão de créditos de carbono” /// Elejor.com.br

link para o edital do leilão: http://www.elejor.com.br/iadm/arquivos/EDITAL_LEILAO_ELETRONICO_N_003_2010_VENDA_CREDITO_CARBONO.pdf

 O mercado voluntário de créditos de carbono está prestes a ganhar maior notabilidade, pois será realizado no dia 30 de Março de 2010 o Leilão de créditos de carbono da Elejor.

A ELEJOR – Centrais Elétricas do Rio Jordão S.A, empresa do setor elétrico do Estado do Paraná, promoverá um leilão de créditos de carbono certificados sob o padrão de maior reconhecimento neste mercado, o Voluntary Carbon Standard (VCS). Em termos de volume, este será o maior leilão de créditos voluntário já realizado no Brasil, pois comercializará 385.070 Voluntary Carbon Units (VCU) advindos do Projeto Complexo Energético Fundão Santa-Clara, localizado no Rio Jordão – Estado do Paraná.

O projeto reduz as emissões de Gases do Efeito Estufa, pois fornece energia de fonte renovável ao Sistema Interligado Nacional. Isto evita que outras usinas termelétricas movidas a combustíveis fósseis (carvão mineral, óleos combustíveis e gás natural) entrem em operação para suprir a demanda de energia elétrica no Brasil.


Ponto importante a ser ressaltado é que o empreendimento também está sob certificação dos requisitos do World Comission on Dams – Comissão Mundial de Barragens, além de já ter sido registrado sob o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo – MDL, do Protocolo de Quioto.

A realização deste leilão fomentará o mercado voluntário de reduções de emissões, trazendo a tona o debate sobre a importância das reduções de emissões de gases do efeito estufa e afirmando a posição do Brasil como detentor de uma matriz elétrica limpa.

O Leilão
Com início marcado para as 13h do horário de Brasília o leilão será realizado por meio de plataforma de negociação digital em ambiente web.

Informações sobre o edital de venda dos créditos de carbono e habilitações podem ser encontradas em
http://www.elejor.com.br/licitacoes.php

Sobre os créditos disponíveis para comercialização, os mesmos podem ser visualizados no VCS Project Database no seguinte link:

https://vcsprojectdatabase1.apx.com/myModule/rpt/myrpt.asp?r=112 (Project ID – 304)”

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Informação & Conhecimento