Carta da Terra

"Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações." (da CARTA DA TERRA)

Sara Lee lança café sustentável e neutraliza emissões de CO2 em cafeterias /// Globo Rural

(31/03/2010) Globo Rural Online
A marca Café do Ponto, pertencente ao grupo Sara Lee, está lançando um projeto de neutralização de carbono em suas 92 cafeterias e em toda a cadeia de produção dos grãos que são oferecidos aos seus consumidores.

Segundo Ricardo Souza, diretor de marketing da empresa, o projeto vai monitorar, pelos próximos dois anos, a emissão de gases do efeito estufa decorrentes de todas as atividades da marca, desde o plantio do café até sua comercialização nas cafeterias.

O projeto abrange todas as operações das cafeterias Café do Ponto e o produto ícone da campanha é o Café do Ponto Safra Social (100% arábica, embalado em papel cartão reciclado), um grão torrado e moído, que é comercializado no varejo. “Com esse monitoramento, vamos compensar o impacto causado no meio ambiente com o plantio de mudas de árvores”, explica o executivo.

Como a iniciativa, a Sara Lee fez o inventário das emissões de todas as etapas da cadeia produtiva dos grãos consumidos nas cafeterias, de suas atividades e do Safra Social. Com isso, a companhia se responsabilizou pelo plantio de aproximadamente 7 mil mudas de árvores, em uma área de 4,6 hectares, em duas etapas.

Na primeira fase, em dezembro de 2009, foram plantadas 5 mil mudas, em Serra Negra, no interior de São Paulo. A cidade foi escolhida por já ser palco do projeto “Qualidade do Café”, no qual a Sara Lee, por meio da Douwe Egberts Foundation, presta assistência técnica e agronômica à agricultores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Informação & Conhecimento