18/03/2010
Carlos Araújo, da Rádio ONU em Nova Iorque.
Com quase 6 mil milhões de pessoas, cerca de 87% da população mundial, a usar fontes seguras de água potável, o planeta está no caminho certo para cumprir e mesmo exceder a meta do milénio sobre acesso a água segura.
O relatório conjunto da OMS e Unicef, "Progressos sobre Saneamento e Água Potável-2010" indica, contudo, que ainda há muito por fazer no que diz respeito ao cumprimento da meta sobre saneamento.
Quase 40% da população do mundo, cerca de 2,6 mil milhões de pessoas, vive sem acesso a instalações sanitárias adequadas.
O relatório da ONU, divulgado esta semana, traz boas notícias sobre a defecação ao ar livre. O documento indica que a prática sofreu um declínio global, caindo de 25% em 1990 para 17% em 2008.
Segundo a OMS e o Unicef, apesar da população mundial estar quase igualmente dividida entre citadinos e rurais, a grande maioria das pessoas sem acesso a água segura e saneamento vive no campo.
A Rádio ONU entrevistou Maria Neira, directora do departamento de Saneamento e Saúde Pública da OMS, em Genebra, sobre as as principais conclusões e recomendações do relatório.
Ouça a entrevista. Tempo total 5'03".
Nenhum comentário:
Postar um comentário