Durante a Semana Europeia da Energia Sustentável 2010, o novo Comissário Europeu da Energia apresentará a estratégia da UE para reduzir a dependência das energias fósseis.
O Comissário Günther Oettinger, que colocou a promoção da eficiência energética e das energias renováveis no topo das prioridades do seu mandato, apresentará a estratégia da UE neste domínio num discurso de abertura da Semana da Energia Sustentável.
Todos os anos, este evento marca o ponto alto da campanha europeia "Energia sustentável", destinada a promover junto dos cidadãos, das empresas e entidades públicas a produção e o consumo de energia a partir de fontes renováveis.
A Semana da Energia Sustentável, o maior fórum europeu sobre o futuro das energias sustentáveis, reúne os intervenientes no mercado e permite descobrir novas iniciativas e incentivar o investimento nas tecnologias limpas.
As propostas da Comissão contribuirão para estimular os debates e conferências que se realizarão em Bruxelas entre 22 e 26 de Março. Serão também organizados em toda a Europa 267 "Dias da Energia", onde serão propostas inúmeras actividades. Em Nicósia, os jovens serão convidados a participar num concurso de desenho e de cartazes sobre o tema. Em Barcelona, será representada uma peça de teatro com vista a sensibilizar as crianças para a importância da redução do consumo de energia.
Este ano, os temas centrais da Semana da Energia Sustentável são os transportes urbanos e o desenvolvimento de "smart grids", ou seja, de redes "inteligentes" de distribuição de electricidade, que recorrem às novas tecnologias para reduzir o impacto ambiental.
Outro ponto alto da semana é a atribuição dos Prémios Europeus da Energia Sustentável , que recompensam os projectos mais ambiciosos e inovadores neste domínio.
A energia sustentável ocupa um lugar central na estratégia económica da UE a longo prazo e na sua acção contra as alterações climáticas. Até 2020, a União estabeleceu como objectivos: reduzir em 20% as emissões de gases com efeito de estufa, melhorar em 20% a eficiência energética e aumentar para 20% a quota-parte de energias renováveis no consumo energético da UE.
Carta da Terra
"Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações." (da CARTA DA TERRA)
Nenhum comentário:
Postar um comentário