Carta da Terra

"Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações." (da CARTA DA TERRA)

Senador defende reforma tributária "verde" /// Terra

Cláudia Andrade


Direto de Manaus
O senador Aloizio Mercadante (PT-SP) defendeu nesta sexta-feira uma reforma tributária com diferenciais para produtos considerados "verdes", ou seja, produtos sustentáveis. Ele participou no fim da tarde de hoje de um debate no Fórum Internacional de Sustentabilidade, que está sendo realizado em Manaus.

"O instrumento das políticas públicas para avançarmos na sustentabilidade é o crédito e a política tributária. Eu acho que teremos de passar por uma reforma tributária que tenha uma dimensão verde, desonerando os produtos que são sustentáveis e encarecendo os mais poluentes. Essa é uma questão contemporânea do debate", afirmou.

O senador destacou ainda a importância de orientar o consumo da população para produtos verdes, como automóveis movidos a etanol e eletrodomésticos com baixo consumo de energia.

O tema "A responsabilidade das empresas na criação de uma economia sustentável na Amazônia" encerrou o primeiro dia de debates do Fórum de Sustentabilidade, do qual participam cerca de 300 líderes empresariais.

A superintendente da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), Flavia Grosso, fez propaganda dos produtos da região à plateia do evento. "Escolham os produtos do pólo industrial do Amazonas. Quando for comprar um celular, compre um que tenha sido produzido em Manaus, porque assim você está ajudando a preservar a Amazônia. Quando for comprar uma moto, uma televisão, também compre a que foi produzida em Manaus".

Tecnologia e inclusão social
Durante o debate, o governador do Amazonas, Eduardo Braga (PMDB), também destacou a importância da tecnologia para a inclusão social da população que vive na região. O anfitrião do evento disse que os investimentos feitos em tecnologia têm ajudado a melhorar a educação dos jovens, grandes responsáveis pela preservação ambiental.

"Dois dos principais vetores da degradação ambiental e do desmatamento são a defasagem na educação ambiental e pobreza. Graças ao investimento tecnológico importante no interior da Amazônia, hoje os jovens já sonham em ser engenheiros, médicos, advogados. Sonham com uma nova profissão, que não depende apenas da derrubada da árvore para sustentar a família".

Ao levar computadores para as escolas, o governador acredita que as chances de inclusão social aumentam, porque a educação passa a ter mais qualidade. "Sem tecnologia, o amazônida não terá inclusão social, não poderá sonhar com a qualidade de vida do brasileiro de primeira classe. Melhorar a educação permite uma releitura da relação homem-natureza".

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Informação & Conhecimento