Carta da Terra

"Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações." (da CARTA DA TERRA)

Sema adere ao programa A3P, visando implementar ações de consumo consciente

Redação 24horasnews
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), por meio da Superintendência de Educação Ambiental (SUEA), lança nesta quarta-feira (22.09), no Salão Nobre Clóves Vetoratto, no Palácio Paiaguas, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), o Programa A3P - Agenda Ambiental na Administração Pública. A A3P é um programa do Governo Federal que abrange ações de consumo consciente, visando à redução do consumo de materiais de expediente utilizados nas instituições públicas, reduzindo assim a produção de resíduos.

O programa está sendo implementado na Sema, por meio de suas superintendências. Entre as primeiras ações desenvolvidas está a realização de um diagnóstico com o objetivo de conhecer a realidade do consumo de papel, copos descartáveis, energia, água e telefone. Com o diagnóstico será possível agregar melhorias no gerenciamento do uso desses itens.


Dentro do diagnóstico, iniciado em agosto, uma das etapas é a pesagem dos papeis utilizados pelo órgão, por meio da qual é possível avaliar o consumo de papel e então definir ações que evitem o desperdício. O papel recolhido em cada superintendência do órgão está passando por uma triagem. Com os reutilizáveis (apenas um lado usado) estão sendo confeccionados blocos para uso dos servidores e os recicláveis estão sendo destinados a uma cooperativa credenciada pela Sema. A ação deverá contribuir com a destinação final correta dos papeis.

O programa está definido em várias etapas com o objetivo de reduzir o consumo de energia, água e telefone e evitar o desperdício de copos descartáveis.

Para a implementação do A3P na secretaria – após a adesão junto ao MMA e o diagnóstico -, será elaborado um Plano de Ação com a previsão de metas a serem alcançadas num período de dois anos. A cada seis meses será feita uma avaliação dos procedimentos adotados, onde espera-se ter havido uma redução concreta.

A3P

Em todo o Brasil, sete estados já aderiram ao programa do MMA. A Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) é um programa que visa implementar a gestão socioambiental sustentável das atividades administrativas e operacionais do Governo. A A3P tem como princípios a inserção dos critérios ambientais que vão desde uma mudança nos investimentos, compras e contratação de serviços pelo governo, até uma gestão adequada dos resíduos gerados e dos recursos naturais utilizados tendo como principal objetivo a melhoria na qualidade de vida no ambiente de trabalho.

A A3P é uma decisão voluntária respondendo à compreensão de que o Governo Federal possui um papel estratégico na revisão dos padrões de produção e consumo e na adoção de novos referenciais em busca da sustentabilidade socioambiental. O programa tem como diretriz a sensibilização dos gestores públicos para as questões socioambientais, estimulando-os a incorporar princípios e critérios de gestão ambiental nas atividades administrativas, por meio da adoção de ações que promovam o uso racional dos recursos naturais e dos bens públicos, o manejo adequado e a diminuição do volume de resíduos gerados, ações de licitação sustentável/compras verdes e ainda ao processo de formação continuada dos servidores públicos.

Confira a Programação do Lançamento do Programa A3P - Agenda Ambiental na Administração Pública


Data: 22.09
Local: Salão Nobre “Cloves Vetoratto”, Palácio Paiaguas.

08h30 - Café da manhã para os servidores

09h00 - Apresentação cultural (Coral do Tribunal de Contas do Estado)

09h30 - Assinatura da Minuta de Adesão ao Programa A3P pelo Secretário de Estado de Meio Ambiente junto ao representante do MMA de Brasília

09h40 - Apresentação do Programa A3P aos servidores

No período da tarde será realizado um sebo a base de troca, “Clube do Livro”, que se no Auditório Pantanal, da Sema, das 14h às 18h. Assim todos os servidores poderão trazer seus livros e revistas usadas (livros literários e revistas relacionadas com o tema ambiental).

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Informação & Conhecimento