Carta da Terra

"Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações." (da CARTA DA TERRA)

Casa solar, uma possibilidade sustentável

O exemplar acima, construído em Taguatinga (DF), foi um projeto desenvolvido em parceira do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF) com o Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (Cepel), que servirá como um centro de demonstração de tecnologias para a obtenção de energias renováveis.


A casa, construída em alvenaria com estrutura externa revestida por 12 placas fotovoltaicas – responsáveis pela captação e conversão da energia solar em corrente elétrica – tem 65 m² e conta com 16 baterias internas, que conseguem armazenar 3 mil watts para serem utilizados em dias chuvosos ou nublados, com capacidade para durar até 48 h.


A energia captada pode também ser utilizada para ligar refrigeradores, televisões, aparelhos de DVD, entre outros eletrônicos. A habitação possui ainda sistema de reuso de água, por meio de captação da água da chuva por calhas, além de um reservatório de água.

  • Priscilla Zamarioni

  • 20/09/2010
  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário


    Informação & Conhecimento