Carta da Terra

"Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações." (da CARTA DA TERRA)

Clima, Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Sustentável >>> CARE

A CARE Brasil faz em setembro o lançamento da segunda fase do projeto Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Sustentável na região do semiárido brasileiro, uma das áreas mais vulneráveis às mudanças climáticas no país. O projeto é fruto da parceria entre a CARE Brasil e a Fundação Demócrito Rocha (FDR).

Na primeira fase, de janeiro a maio deste ano, foram publicados três suplementos especiais sobre o tema, com foco nos impactos das mudanças climáticas no Nordeste do Brasil. Os suplementos foram distribuídos pelo jornal O Povo, do Estado do Ceará, com tiragem de 35 mil exemplares. As publicações em formato tablóide, com 12 páginas, acompanharam as edições dos dias 25, 26 e 27 de maio de 2010 do jornal.

Você pode ler os suplementos nos seguintes links: A Terra, O Homem e A Luta.

                                              A Terra

 

                                             O Homem


                                             A Luta

Ainda na primeira fase, foram realizadas oficinas para líderes comunitários, gestores públicos e estudantes em mais de 20 cidades em áreas rurais dos Estados do Ceará e Piauí com o objetivo de sensibilizar a população, fazer o diagnóstico dos impactos previstos e discutir medidas de adaptação às mudanças climáticas nesses territórios.

CURSO GRATUITO
A segunda fase do projeto foi lançada em agosto, com o anúncio do curso livre de ensino à distância “Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Sustentável”. São 30 mil vagas oferecidas gratuitamente pela Universidade Aberta do Nordeste (UANE), com conteúdo em Português. Qualquer cidadão, residente em qualquer região do Brasil ou no exterior, independentemente do nível de escolaridade, nacionalidade, idade, sexo ou etnia, pode fazer sua inscrição no link: www.fdr.com.br/mudancasclimaticas.

No mesmo site, é possível acessar fascículos relacionados ao conteúdo do curso, que também estão sendo distribuídos, semanalmente, aos leitores do jornal O Povo. Serão 11 fascículos que trazem o conteúdo que será abordado nas aulas. No ambiente virtual, os alunos inscritos terão a oportunidade de interagir com os tutores para tirar dúvidas e esclarecer questões relacionadas à disciplina.

Além da distribuição dos fascículos, 10 vídeo-aulas e 10 rádio-aulas estão sendo produzidas para a TV O Povo e para a rádio O Povo/CBN, respectivamente, e o material será também distribuído a 80 mil professores de Ensino Fundamental da rede pública de ensino do Ceará, que serão convidados a fazer o curso.

SUPLEMENTOS SOBRE O SEMIÁRIDO

Ainda como parte da segunda fase do projeto Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Sustentável, três suplementos sobre as regiões semiáridas do Nordeste do Brasil estão sendo distribuídos para os leitores do jornal O Povo e para a 10 mil escolas públicas do estado do Ceará.

Para acessar as versões online, clique nos títulos a seguir:

- Os rumos do planeta – As mudanças climáticas desafiam o mundo a repensar estratégias para o desenvolvimento sustentável. Reduzir a vulnerabilidade e fortalecer a adaptação em regiões semiáridas atingidas por estas alterações do clima entram na pauta de discussão de pesquisadores e governantes.
- Há vida na Caatinga – A necessidade faz surgir no semiárido, especialmente no Ceará, projetos e articulações populares para reduzir a vulnerabilidade diante das mudanças climáticas.
- Por novas paisagens – Pesquisas e políticas públicas, aliadas à difusão das informações sobre o clima, permitem que experiências de agroecologia, educação ambiental e reflorestamento ganhem o semiárido.

O projeto Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Sustentável é financiado pelo Governo do Estado do Ceará e pelo Departamento de Desenvolvimento Internacional do Reino Unido por meio de uma parceria entre a CARE Reino Unido e a CARE Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Informação & Conhecimento