Carta da Terra

"Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações." (da CARTA DA TERRA)

Chile aposta na energia eólica

Objetivo é criar fontes de energia sustentável e promover desenvolvimento econômico.
Por Matías Ristenpart para Infosurhoy.com — 10/09/2010

O Parque Eólico Totoral tem capacidade para abastecer uma cidade com 200 mil habitantes. (Matías Ristenpart para Infosurhoy.com)

VIÑA DEL MAR, Chile – As autoridades chilenas vêm apoiando desde 2001 projetos de energia renovável com o objetivo de proteger o meio ambiente e encontrar uma alternativa sustentável para a geração de energia.

A empresa norueguesa SN Power, através de sua filial Norvind S.A., inaugurou no início do ano o Parque Eólico Totoral, localizado na IV região do Chile, um dos onze projetos destinados à geração de energia eólica a cargo da Comissão Regional do Meio Ambiente de Coquimbo.

O investimento deste parque eólico, localizado na comuna de Canela, a aproximadamente 300 quilômetros ao norte de Santiago, somou US$ 140 milhões (R$ 241 milhões) e conta com 23 turbinas de 125 metros de altura, pesando 225 toneladas cada. Além disso, a energia gerada pelo parque adicionou 46 megawatts ao Sistema Interconectado Central, que fornece energia a mais de 90% dos 16,6 milhões de chilenos.




A energia gerada pelo parque eólico tem capacidade para abastecer uma cidade de 200 mil habitantes.



Nils Huseby, vice-presidente executivo da SN Power para a América do Sul, disse em entrevista ao portal da Subsecretaria de Desenvolvimento Regional e Administrativo (SUBREDE) que 60% da mão-de- obra utilizada na construção do parque eólico foi local.



“Nesse projeto, estamos aplicando um modelo empresarial que concilia o desenvolvimento energético e o sustentável, sendo também capaz de se vincular à comunidade de Canela e de oferecer oportunidades aos seus habitantes”, disse Huseby.



Segundo a SN Power, o funcionamento do parque eólico representa uma redução de 65 mil toneladas de CO2, o equivalente à emissão de 15 mil veículos em uma cidade grande.



Jaime Peña, diretor do site de energia limpa Chile Renovables e analista de assuntos relacionados a energias eólica e solar, afirmou que o investimento em fontes de energia renovável é fundamental para o desenvolvimento econômico local.





O governo chileno apoia a construção de parques eólicos desde 2001. (Matías Ristenpart para Infosurhoy.com)

“O país precisa de energia para crescer e atualmente é um importador líquido de energia”, disse ele. “Por outro lado, no norte do Chile, contamos com os mais altos índices de radiação do mundo, portanto, deveríamos ser líderes.”



No Chile, há atualmente seis parques eólicos, sendo que o primeiro foi construído em novembro de 2001.



O Parque Eólico Totoral foi criado segundo a Lei de Fontes de Energia Renováveis Não Convencionais, que entrou em vigor em abril de 2008 e incentiva a pesquisa e o desenvolvimento de projetos relacionados a energias solar e eólica, disse Edward Fuentealba, diretor do Centro de Desenvolvimento Energético de Antofagasta, instituição dedicada à pesquisa de assuntos energéticos.



Ao fazer uma análise sobre como se encontra o Chile em matéria de energia renovável, Fuentealba disse que o país está um pouco atrasado em relação a outros países latino americanos.



“Na Argentina, o desenvolvimento de energia solar e eólica já ocorre há muito tempo, assim como no Brasil”, afirmou ele. “De qualquer forma, com o potencial de energia solar existente no Chile, acreditamos que ainda podemos entrar nessa corrida e nos posicionar como referência mundial.”



Fuentealba disse que o impacto negativo da energia eólica no ambiente é mínimo. Pode haver um pouco de poluição sonora por conta do barulho dos rotores das turbinas, mas não é maior que o produzido por uma indústria. Outro fator a ser levado em conta são as aves que vivem nas áreas onde os parques são instalados, que, ao sobrevoar as turbinas, podem ser mortas pelas pás.

“Não podemos esquecer que, para desenvolver nosso país, precisamos de eletricidade e, portanto, temos que nos perguntar se queremos utilizar fontes de energia renováveis não convencionais ou energia termoelétrica”, disse Fuentealba. “Não podemos nos desenvolver sem provocar nenhum impacto ambiental. O que temos que fazer é procurar minimizar esse impacto.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Informação & Conhecimento