Carta da Terra

"Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações." (da CARTA DA TERRA)

BNDES libera R$ 2,5 milhões para reflorestamento da Mata Atlântica

22/09/2010 14:38 - Portal Brasil O BNDES Mata Atlântica vai liberar R$ 2,5 milhões para o Instituto Terra reflorestar 155 hectares em Minas Gerais e Espírito Santo. O projeto prevê plantio de espécies nativas em 50 hectares de mata ciliar na Fazenda Bulcão, em Aimorés (MG), e 105 hectares na Reserva Ecológica de Itapina, Unidade de Conservação da Natureza localizada em Colatina (ES). O Instituto Terra foi criado pelo fotógrafo Sebastião Salgado.

Este é o primeiro projeto aprovado pelo Mata Atlântica, criado pelo BNDES para apoiar ações com objetivo de restauração florestal em áreas de preservação permanente ciliares e unidades de conservação no Bioma Mata Atlântica. Os recursos não são reembolsáveis.


A iniciativa apoia a manutenção da biodiversidade, vegetação, fauna e regime hídrico do bioma, assim como o estímulo à pesquisa, difusão de tecnologias de manejo sustentável da vegetação e formação de consciência pública sobre a necessidade de recuperação e manutenção dos ecossistemas.

Instituto Terra
As ações do Instituto Terra incluem a restauração de dois sítios de reflorestamento na bacia do Rio Doce, em região originalmente coberta por Mata Atlântica que, ao longo de décadas, foi sendo substituída por pastagens e lavouras degradadas. Atualmente, os fragmentos florestais remanescentes são raros, e os problemas com solos e balanço hidrológico estão mais acentuados.

O apoio do BNDES vai promover serviços ambientais, como a conservação do solo, da biodiversidade e dos recursos hídricos e a captura de gás carbônico. A iniciativa também capacitará mão de obra e gerará renda para a população rural do entorno da região, além de fortalecer a cadeia produtiva de sementes e mudas.

Há 10 anos, o Instituto Terra vem realizando experiências de reflorestamento com espécies nativas na Fazenda Bulcão e outros sítios. Para tanto, conta com um viveiro e desenvolve experimentalmente novas técnicas. As atividades de plantio, replantio e enriquecimento já atingiram mais de 1,5 milhão de mudas de espécies florestais da Mata Atlântica, plantadas em 425 hectares, o que representa 60% da área total da fazenda.

Um comentário:

  1. Gente vale a pena conhecer o Claudio Gaspar, mais conhecido como o Político Gago, candidato à Deputado Estadual, Claudinho Gaspar não usa papéis em sua campanha e defende uma campanha política competente e de muita responsabilidade com o meio ambiente!

    Vale a pena dar uma olhada no blog do candidato do PV Claudinho Gaspar, http://www.campanhalimpa.com/2010/

    ResponderExcluir


Informação & Conhecimento