Carta da Terra

"Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações." (da CARTA DA TERRA)

Braskem inaugura fábrica pioneira no RS

Data: 27/09/2010 23:45
Por: Redação TN / Assessoria de imprensa

A Braskem inaugurou na última sexta-feira (24/9), no Pólo Petroquímico de Triunfo (RS), a primeira planta industrial de eteno verde da companhia. A unidade é capaz de produzir 200 mil toneladas anuais do produto, que deverão ser transformadas em volume equivalente de polietileno verde (plástico verde). Com a nova unidade, a primeira do mundo a produzir o eteno em escala industrial a partir de matéria-prima 100% renovável (cana de açúcar), a Braskem consumirá 570 milhões de litros de etanol nas plantas que a empresa possui no Rio Grande do Sul. Ao todo foram investidos cerca de R$ 500 milhões no projeto, desenvolvido por meio de tecnologia própria da companhia.

O plástico verde retira até 2,5 toneladas de carbono da atmosfera para cada tonelada produzida de polietileno desde a origem da matéria-prima. "Essa planta de polietileno verde contribuirá para a redução das emissões de gases-estufa no ciclo produtivo. Ou seja, a emissão não é reduzida dentro da própria Braskem, mas devido a captura de CO2 que acontece na cana-de-açúcar, que depois é transformada em produto termoplástico", explicou Jorge Soto, diretor de Desenvolvimento Sustentável da petroquímica.

Segundo ele, a fábrica de eteno verde da Braskem evitará a emissão de 500 mil toneladas de gases-estufa na atmosfera. Segundo Soto, a Braskem emite em torno de 7,3 milhões de toneladas de gases de efeito estufa (GEE) por ano, das quais 95% são provenientes de consumo de combustíveis para a geração de calor, mas também há emissões decorrentes de produtos como gases refrigerantes e o N2O (óxido nitroso). Em 2009, a companhia reduziu as emissões de GEE em 13,6% em relação ao ano de 2007, quando a empresa passou a medir as emissões de gases-estufa. "A contribuição dessa primeira planta [de eteno verde] representa 500 mil toneladas de redução de emissões", assegurou.

A Braskem produz anualmente mais de 15 milhões de toneladas de resinas termoplásticas e outros produtos petroquímicos. Devido ao interesse demonstrado pelo mercado, a empresa estuda a possibilidade de implantar uma nova unidade de eteno verde no futuro. Entre os interessados estão clientes nacionais e estrangeiros, como Johnson&Johnson, Tetra Pak, Toyota Tsusho, Shiseido, Natura, Acinplas, Procter&Gamble e Petropack. O plástico de origem renovável pode ser aplicado em embalagens de alimentos, produtos destinados à higiene pessoal e limpeza doméstica, brinquedos e outros utensílios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Informação & Conhecimento