Carta da Terra

"Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações." (da CARTA DA TERRA)

O Problema de Suprimento de Termorredutor Siderúrgico no Brasil: Os Dois Obstáculos à Autossuficiência em Carvão de Eucalipto

Thiago Fonseca Morello
Boletim Economico FIPE

A consecução, pela siderurgia a carvão vegetal de Minas Gerais, da meta de auto-suficiência em carvão de eucalipto é concebida no presente artigo enquanto um problema de investimento. Assim procedendo, pôde-se constatar que dois fatores limitantes atuaram, historicamente, para impedir o cumprimento do objetivo em questão.


Em primeiro lugar, a crença de que a perda imposta pelo desvio dos recursos disponíveis (capital ou crédito) do core-business seria superior àquela resultante de elevações bruscas do preço da lenha ou do carvão vegetal, oriundos de floresta nativa.

Em segundo lugar, há a inconsistência temporal da decisão pelo nível de produção siderúrgica. Implementar, em um período posterior à maturação de plantações de eucalipto, o nível que, previamente, fora tomado como referência para determinação da extensão delas, não é uma decisão ótima para uma siderúrgica focada em seu core-business.

Leia o artigo na integra aqui

Thiago Fonseca Morello (*)

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Informação & Conhecimento