Carta da Terra

"Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações." (da CARTA DA TERRA)

O Vídeo e a Cartilha do Sistema Nacional de Comércio Justo e Solidário já estão disponíveis no Portal do Faces do Brasil /// Faces do Brasil


As Faces do Comércio Justo e Solidário no Brasil from F Ferros on Vimeo.



O Faces do Brasil, em parceria com a Secretaria Nacional de Economia Solidária e Fundação Banco do Brasil, iniciou em 2007 um projeto direcionado a promover o Sistema Nacional de Comércio Justo e Solidário, através de ações de difusão, de pesquisa e de articulação da base social, em torno da sua construção e consolidação.

Essa trajetória envolveu mais de dois mil trabalhadores em 25 oficinas formativas e visitas a campo, 5 seminários regionais e 1 nacional, proporcionando momentos de troca e de construção coletiva entre teoria e prática, desafios, potencialidades e caminhos de consolidação do SNCJS.

O filme retrata cenas e falas de produtores, comerciantes, consumidores e atores do movimento do Comércio Justo e Solidário no Brasil, a partir das reflexões e experiências registradas em 25 casos de comercialização solidária existentes e atuantes nas cinco regiões brasileiras.

Dividido em três partes, ele se inicia com a importância e o sentido do comércio justo e solidário; para se seqüenciar nos princípios e critérios desta proposta, como autogestão, equidade de gênero, respeito às relações trabalhistas e agregação justa de valor, entre outros; finalizando com falas sobre os desafios e as potencialidades da comercialização solidária no Brasil.

A cartilha e o vídeo são resultados deste projeto e se colocam como ferramentas pedagógicas e de comunicação a serviço do CJS no Brasil.

Esperamos que gostem e aproveitem!!!


Para baixar a cartilha, clique AQUI ou na imagem acima.

Lembrete: Cadastre-se! Para fazer qualquer download no portal do Faces, é necessário estar cadastrado. Após se cadastrar, você receberá um email de confirmação do cadastro, junto com um link para ativar sua conta. Após ativação você já pode efetuar o login usando seu nome de usuário e senha.

Link do filme no vimeo: http://www.vimeo.com/3852920

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Informação & Conhecimento